XXI ALAM
Resumo:1824-1


Poster (Painel)
1824-1Avaliação de diferentes fontes de carbono e de nitrogênio na produção de L(+) ácido lático, por Lactobacillus paracasei Ke8
Autores:Luciana Fontes Coelho (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Cristian Jacques Bolner de Lima (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Jonas Contiero (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)

Resumo

O ácido lático é um ácido orgânico amplamente empregado na indústria farmacêutica, química e alimentícia; atua como acidulantes, flavorizantes, aromatizantes e emulsificantes, na produção de plásticos renováveis e biodegradáveis e na medicina, na regeneração de tecidos, suturas, fixações de fraturas e reposição óssea. O objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes substratos agro-industriais, como fontes de carbono e nitrogênio, para a produção de ácido lático. Para determinação da melhor fonte de carbono, utilizou-se soro de queijo, caldo de cana de açúcar, melaço, açúcar liquido e sacarose (120 g/L de ART), suplementado com os sais e as fontes de nitrogênio do meio MRS. Após determinação da melhor fonte de carbono, foi realizado um experimento para detectar a melhor fonte de nitrogênio, para isso, utilizou-se caldo de cana-de-açúcar (ART de 120 g/L) e os sais do meio MRS, suplementados com as fontes de nitrogênio (2,94 g/L de nitrogênio): autolisado de levedura, extrato de levedura, pro-floo (proteína da semente de algodão), água de maceração de milho (AMM), sulfato de amônio. Em todos os experimentos foi adicionado 10 % de carbonato de cálcio. Amostras de 1 mL foram retiradas do caldo após 48 horas de fermentação, as amostras foram centrifugadas à 7000 x g por 10 minutos e se analisou a produção de ácido lático por cromatografo liquido de alta eficiência (CLA), equipado com detector ultra-violeta a 254 nm, coluna Chirex 3126 Phenomenex (150 x 4,6 mm) eluída com 1 mM de Sulfato de cobre II em solução aquosa como fase móvel, fluxo de 1 mL/min e temperatura de 26 °C. Para determinação dos açúcares, foi utilizado CLA, com detector de índice de refração (IR), coluna Rezex RMN carboidrato Na+ (300 X 7,8 mm) da Phenomenex, utilizando água ultra-pura como fase móvel, fluxo de 0,6 mL/min e temperatura de 40 °C. Observou-se que a produção de ácido lático pelo Lactobacillus paracasei Ke8 foi maior em caldo de cana de açúcar suplementado com extrato de levedura e em caldo de cana suplementado com água de maceração de milho, produzindo 108,44 g/L e 80,6 g/L de L(+) ácido lático respectivamente. Desta forma a AMM pode substituir o extrato de levedura, reduzindo o custo de produção.


Palavras-chave:  ácido lático, Fermentação, Lactobacillus, resíduos agroindustriais