XXI ALAM
Resumo:1802-3


Poster (Painel)
1802-3IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS PARA O CURSO TÉCNICO DE PATOLOGIA CLÍNICA NA DIFERENCIAÇÃO MICROSCÓPICA ENTRE CISTOS DE PROTOZOÁRIOS INTESTINAIS.
Autores:Juliana Furtado Ribeiro Santos (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Jaqueline dos Santos Cardoso (UNEB - Universidade do Estado da Bahia)

Resumo

A amebíase é um importante problema de saúde pública devido a elevada taxa de mortalidade ocasionada pelas parasitoses intestinais. Um diagnóstico preciso da patologia deve ocorrer para se possa tratar o paciente corretamente, já que existem espécies de amebas não patogênicas (comensais), as quais podem erroneamente serem identificadas como patogênicas. Para tanto é necessário que técnicos de patologia clínica sejam devidamente treinados a fim de evitar a ocorrência desses erros de diagnóstico. Desta forma, esse trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar o conhecimento dos estudantes de um curso técnico de patologia clínica, sobre a diferenciação microscópica de cistos de Entamoeba histolytica, Entamoeba coli, Endolimax nana e Iodamoeba butschlii. Os estudos foram realizados com 12 alunos do III semestre do curso de técnico de patologia clínica de uma instituição particular de ensino no município de Feira de Santana – BA durante o período de março a maio de 2012 (totalizando 12 aulas). Os instrumentos utilizados na análise foram a observação dos achados microscópicos nos “coquetéis” de parasitológico de fezes, bem como a reflexão dos relatórios produzidos após cada aula prática semanal. Verificou-se, então, que na 1ª e 2ª aulas práticas nenhum dos alunos conseguiu localizar os cistos dos protozoários juntos a sedimentos diversos e ovos de helmintos nas fezes, mesmo com o auxílio de um atlas parasitológico. Na 3ª, 4ª e 5ª aulas práticas já ocorriam pequenas percepções de cisto por 03 dos alunos, porém com pouca e/ou sem diferenciação adequada das espécies. No 6º dia 07 alunos identificaram cistos de Entamoeba coli, pela quantidade de núcleos visíveis e Iodamoeba butschlii por causa da coloração amarelo-castanho do vacúolo de glicogênio. A localização e diferenciação adequada de cistos de Entamoeba histolytica e Endolimax nana aconteceram por volta da 10ª aula por 09 alunos, pois os estudantes os consideravam muito pequenos para poderem diferenciá-los. Os resultados confirmam que a medida que os estudantes tinham mais aulas práticas em associação com a teoria melhoravam o seu conhecimento em relação a identificação microscópica dos parasitas intestinais, demonstrando assim a importância da prática.


Palavras-chave:  aula prática, desenvolvimento cognitivo, diferenciação microscópica