XXI ALAM
Resumo:1780-2


Poster (Painel)
1780-2Baixa prevalência de metalo beta-lactamases SPM-1 e IMP-1 em Pseudomonas aeruginosa isoladas de pacientes com Fibrose Cística no sul do Brasil
Autores:Larissa Lutz (HCPA - Hospital de Clínicas de Porto Alegre / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Dariane Pereira (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Afonso Barth (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul / HCPA - Hospital de Clínicas de Porto Alegre)

Resumo

Introdução: Pseudomonas aeruginosa está associada com doença crônica pulmonar, que é a principal causa de morbidade e mortalidade em pacientes com fibrose cística (FC), bem como com altos níveis de resistência aos antimicrobianos. A produção de enzimas metalo beta-lactamases (MBL) tem sido relatada com freqüência crescente em todo o mundo como um dos principais mecanismos de resistência aos carbapenêmicos em P. aeruginosa, e os genes blaSPM-1 e blaIMP-1 são descritos como os mais freqüentes codificadores para essas enzimas em P. aeruginosa no Brasil. Objetivos: Avaliar a prevalência dos genes blaSPM-1 e blaIMP-1 em isolados de P. aeruginosa de pacientes com FC. Materiais e Métodos: De 2005 a 2008, 526 isolados de P. aeruginosa foram selecionados a partir de cultura de escarro de 51 pacientes pediátricos e 78 pacientes adultos com FC atendidos no Centro de Referência de FC do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Os diâmetros das zonas de inibição foram determinados para imipenem (IPM, 10 mg) e meropenem (MEM, 10 mg) (Oxoid ®) utilizando o método de disco – difusão (DD) de acordo com o CLSI. Para as amostras com suscetibilidade reduzida aos carbapenêmicos pelo teste de DD, foi realizada a microdiluição em caldo de acordo com CLSI, teste de disco aproximação utilizando os quelantes de zinco EDTA e ácido 2-mercapto propiônico (2-MPA) para triagem de produção de MBL e o método de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) para detectar os genes blaSPM-1 e blaIMP-1. P. aeruginosa SPM-1 (48-1997a) e IMP-1 (PSA 319) foram usados como controles positivos de blaSPM-1 e blaIMP-1. Resultados: Das amostras analisadas, 78 (14,8%) foram resistentes aos carbapenêmicos IPM e/ou MEM de 28 (21,7%) pacientes. Apenas um isolado apresentou o gene blaSPM-1 pelo método de PCR. Discussão e Conclusão: Encontramos uma baixa prevalência de produção das MBL SPM-1 e IMP-1 nos isolados de P. aeruginosa com perfil de resistência aos carbapenêmicos provenientes de pacientes com FC. Há apenas relatos esparsos de produção de MBL em P. aeruginosa de pacientes com FC e eles indicam uma baixa prevalência destas carbapenemases nestes isolados. Nossos dados confirmam estes achados e sugerem que os mecanismos de resistência aos carbapenêmicos em P. aeruginosa de pacientes com FC são multifatoriais.


Palavras-chave:  resistência bacteriana, metalobetalactamases, Fibrose Cística, carbapenêmicos