XXI ALAM
Resumo:1776-1


Poster (Painel)
1776-1Caracterização fenotípica de Escherichia coli resistente à ciprofloxacina isoladas de bacteremias pelo Laboratório Fleury
Autores:Alexandre Inácio Cruz de Paula (FCF/USP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas/ USP / IAMSPE - Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) ; Juliana Coutinho Campos (FCF/USP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas/ USP) ; Jorge Luis Mello Sampaio (FCF/USP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas/ USP / FLEURY - Instituto Fleury)

Resumo

Atualmente o uso de fluoroquinolonas na prática clínica tem sido associado a um aumento da incidência de infecções por bactérias resistentes às quinolonas, especialmente Escherichia coli. Esta resistência pode ocorrer por alteração do alvo, redução da concentração intracelular mediada por sistemas de efluxo, proteção do alvo mediada por peptídeos ou degradação enzimática. O Brasil tem uma das mais altas taxas de resistência às quinolonas entre os países da América Latina. De acordo com um estudo realizado pelo “SENTRY Antimicrobial Surveillance Program”, o qual analisou dados referentes ao perfil de sensibilidade de vários patógenos isolados na América Latina, entre os anos de 1997 e 2001, observou-se que de 10% a 20% de K. pneumoniae e Escherichia coli são resistentes a ciprofloxacina. Um estudo mais recente, publicado em 2006, por este mesmo programa, apresenta a percentagem de resistência ao ácido nalidíxico mais alta da América Latina (15%) se comparada a América do Norte (6,3%), sendo considerada mais alta no México (50%) e no Brasil (33,6%). Confirmando esta tendência, Pereira e colaboradores reportaram um aumento na resistência às quinolonas em diversos hospitais brasileiros entre os anos de 2002 e 2003, por isto, avaliamos as concentrações inibitórias mínimas e caracterizamos fenotipicamente a produção de betalactase de amplo espectro de 47 cepas isoladas de corrente sanguínea identificadas previamente como Escherichia coli resistente à ciprofloxacina. A identificação das amostras foi realizada através do sistema Vitek 2 e o antibiograma foi realizado pelo método de disco difusão para diferentes classes de antimicrobianos e, posteriormente, realizado o método de diluição em ágar para ciprofloxacina, levofloxacina, moxifloxacina, gatifloxacina, ceftazidima e ceftazidima com ácido clavulânico. Quarenta e sete cepas (100%) apresentaram resistência em alto nível às quinolonas sendo que em menor concentração inibitória mínima as fluorquinolonas com radical 8 metoxi; 14,89% são produtoras de beta-lactamase de espectro ampliado; 12,76% são resistentes a gentamicina; e, 100% demonstrou sensibilidade à imipenem e meropenem. Portanto, o presente trabalho demonstra um grande problema para o tratamento de bacteremias causadas por Escherichia coli resistente à quinolonas, apresentando fenótipo com alto nível de resistência inclusive às fluorquinolonas contendo radial 8 metoxi, bem como apresentado perfis de resistência a diferente classes de antimicrobianos.


Palavras-chave:  Escherichia coli, quinolona, bacteremia