XXI ALAM
Resumo:1771-1


Poster (Painel)
1771-1Determinação da segurança quanto à análise de ingredientes ativos e contaminantes microbiológicos em alisantes capilares
Autores:Aline Mirelly Ferreira de Souza (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Zilka Nanes Lima (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Renan Diego Vieira de Nogueira (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Franklyn Relli Nunes da Silva (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; José Ricardo Tomé Lopes Martins (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; José Alexsandro da Silva (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba)

Resumo

Atualmente a evolução da indústria de cosméticos tem revolucionado o mercado brasileiro, lançando diversos produtos para embelezar os cabelos. Os produtos para alisamento são exemplos da crescente demanda deste setor, tanto na área comercial como na busca de alisantes que não ofereçam riscos à saúde. Diante disto, o objetivo deste trabalho foi divulgar a importância da segurança dos alisantes, quanto ao teor do ingrediente ativo de dez amostras de alisantes à base de tioglicolato de amônia. Assim foram realizadas análises do potencial hidrogeniônico (pH), teor de ácido tioglicólico (AT), teor de amônia livre (AL) e análise microbiológica. Foi observado que todas as amostras estiveram dentro da faixa limite para concentração de AT e AL, porém 40% delas estavam com pH acima do limite permitido, estando em desacordo com a Resolução nº. 3/2012. Para a análise microbiológica, foi percebido que em todas as amostras, o crescimento dos microrganismos foi considerado inferior ao que consta na Resolução nº. 481/1999. Todavia 50% dos alisantes apresentaram contaminação por Staphylococcus aureus. Isso revela a necessidade de maior fiscalização e rigor por parte dos órgãos que regulam as boas práticas de fabricação de cosméticos. A realização de treinamentos com os colaboradores que atuam na indústria de cosméticos, acerca de temas como: higiene, sanitização de equipamentos e salas da produção e validação de limpeza também deve ser um critério em ressalva, tendo em vista que estes procedimentos podem ser uma importante ferramenta no combate à contaminação dos produtos manipulados. Tais treinamentos devem ser oferecidos pelos proprietários das empresas, visto que é de grande valia a capacitação dos funcionários para a melhoria da qualidade dos produtos cosméticos.Portanto, acredita-se que os dados encontrados neste trabalho sirvam de alerta e orientação para as indústrias fabricantes de cosméticos, para que as mesmas venham realizar o controle e o rastreamento tanto das reações adversas provocadas pelos ativos químicos (cosmetovigilância) como das possíveis fontes de contaminação microbiológica e traçar um plano de correção, bem como, por exemplo, utilizar sistemas conservantes eficazes, assegurando assim, a estabilidade microbiológica de produtos cosméticos e a segurança do consumidor durante o uso do produto.


Palavras-chave:  cosméticos, contaminação microbiana, contaminante, controle de qualidade