XXI ALAM
Resumo:1753-1


Poster (Painel)
1753-1A alfabetização científica no ensino de microbiologia para séries iniciais
Autores:Patricia Bentes Marques (UFPA - Universidade Federal do Para / FI - Faculdade Ipiranga) ; Jone Marcio da Silva Negrão (FI - Faculdade Ipiranga) ; Claudia Cristina de Sousa de Melo (FI - Faculdade Ipiranga) ; Ronald Cristovão de Souza Marcarenhas (FI - Faculdade Ipiranga)

Resumo

A ciência pode ser considerada como uma linguagem construída pelos homens e mulheres para explicar o nosso mundo natural. Nessa perspectiva, alfabetizar cientificamente é ensinar o educando a ler a linguagem em que está escrita a natureza. No ensino fundamental essa prática mostra-se necessária para que os alunos se apropriem de elementos que possibilitem questionamentos, desenvolvimento de hipóteses e capacidade de receber críticas e refutações sobre assuntos referentes ao mundo em que vivem,o que também está contemplado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Esse estudo teve como objetivo utilizar a alfabetização científica no ensino de microbiologia para a terceira série do ensino fundamental. O estudo foi desenvolvido com 48 alunos do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola particular, em Belém-Pará, no período de março a junho de 2011. Em uma primeira etapa usou-se um questionário virtual ilustrado, com questões sobre a identificação de uma ilustração de um microorganismo, equipamentos usados para observar microorganismos, higiene bucal e reciclagem de lixo. Em uma segunda etapa, os assuntos abordados no questionário aplicado foram rediscutidos em sala de aula com dinâmicas que instigaram os alunos e promoveram um debate, o questionário foi reaplicado e reanalisado. Pode-se perceber que na primeira etapa do estudo 66,5% dos alunos assinalaram corretamente a ilustração de um microorganismo; 56,2% dos alunos responderam que o microscópio é o equipamento utilizado para observar microorganismos; 62,4% dos alunos afirmaram que a falta de escovação dos dentes causa cárie; 62,5% responderam que os microorganismos não podem decompor restos de comida. Já na segunda etapa do estudo observou-se que 100% dos alunos assinalaram corretamente um microorganismo, distinguindo-o das ilustrações de formigas e pulgas, que apesar de serem considerados “pequenos” não estavam contemplados como ”microorganismos”; 100% dos alunos afirmaram que o microscópio é o equipamento usado para observar os microorganismos; 95% dos alunos responderam que a ingestão de açúcar está associada à cárie dentária, fazendo correlação desse hábito com a ação de microorganismo na boca; 93,7% dos alunos responderam que o material que os microorganismos não podiam decompor era o plástico, descartando a abordagem sobre os restos de alimentos,e ampliando seus conceitos sobre decomposição do lixo, assim como, elaborando correlações entre microorganismos e meio ambiente.Esse estudo possibilitou perceber que a alfabetização científica no ensino de microbiologia possibilitou ampliar os conhecimentos dos alunos do ensino fundamental sobre as temáticas abordadas, bem como, dotá-los de elementos que favoreceram problematizar e descortinar o mundo ”paralelo” dos microorganismos.


Palavras-chave:  alfabetização científica, ensino, microbiologia