XXI ALAM
Resumo:1723-1


Poster (Painel)
1723-1Comunidades de arqueas do solo são mais influenciadas pelo tipo de solo do que a comunidade de fungos no bioma Pampa
Autores:Andressa de Oliveira Silveira (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Manoeli Lupatini (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Afnan Khalil Ahmad Suleiman (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Rodrigo Josemar Seminoti Jacques (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Luiz Fernando Würdig Roesch (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Zaida Inês Antoniolli (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

A grande variedade de tipos de solo encontrada no bioma Pampa brasileiro é um dos fatores que contribuem para a diversidade exclusiva desse bioma. Apesar de escassos, estudos recentes têm considerado tipos de solo um importante fator na estruturação das comunidades microbianas nesse ambiente. O objetivo deste trabalho foi avaliar se diferentes tipos de solo no bioma Pampa influenciam as comunidades de fungos e arqueas do solo. As amostras de solo foram coletadas em uma topossequência nos solos Argissolo (T1 e T2), Planossolo (T3) e solo aluvial constituída por sedimentos fluviais depositados (T4), com 5 repetições em cada local. O DNA foi extraído do solo e a estrutura genética da porção dominante das comunidades de fungos e arqueas do solo foi determinada por RISA com os primers 2234C e 3126T que amplificam a região ITS de fungos e 21Fa e 64R os quais amplificam a região IGS de arqueas. Uma alíquota de produtos da PCR foi carregada em gel de acrilamida não desnaturante e separada por eletroforese. Para comparar a estrutura genética entre as amostras foi utilizado o coeficiente de Jaccard. Mudanças nas similaridades de cada perfil microbiano foram analisadas utilizando ranks de similaridade representada pelo escalonamento multidimensional não-métrico (NMDS) e com o teste de análise de similaridade (ANOSIM). Os diferentes tipos de solo podem exercer diferentes efeitos nas comunidades de fungos e arqueas, sendo que a comunidade de arqueas parece ser mais influenciada pelos tipos de solo (Global R=0.81) do que a comunidade de fungos (Global R=0.48). A comunidade de arqueas apresentou elevada dissimilaridade entre todos os pontos analisados, principalmente entre os pontos mais distantes. Além disso, foi possível observar que apenas a comunidade de fungos presente no planossolo (T3) foi a mais dissimilar em comparação com as outras comunidades presentes no argissolo (T1 and T2) e no solo aluvial (T4). O tipo de solo pode não ser o principal fator na estruturação da comunidade de fungos e talvez o manejo e uso da terra possuam maior influência sobre esse grupo de organismos. Enquanto que a comunidade de arqueas é mais dependente do tipo de solo e de suas propriedades edáficas. Diferenças na fisiologia dessas duas comunidades podem explicar esses resultados. Os dados desse trabalho sugerem que as comunidades de arqueas são melhores indicadoras das propriedades edáficas.


Palavras-chave:  RISA, diversidade, argissolo, planossolo