XXI ALAM
Resumo:1708-1


Poster (Painel)
1708-1DETECÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE GENES qnr EM Enterobacteriaceae E Aeromonas sobria ISOLADAS DE CARNES COMERCIALIZADAS EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP
Autores:Juliana Tiemi Takahashi (FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) ; Tiago Casella (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Mayra Mioto Mataruco (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Margarete Teresa Gottardo de Almeida (FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) ; Maurício Lacerda Nogueira (FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) ; Mara Corrêa Lelles Nogueira (FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto)

Resumo

A resistência bacteriana aos antimicrobianos é um importante problema de saúde pública, que resulta em maior período de tratamento, aumento nas taxas de mortalidade e nos custos da assistência à saúde. Este fenômeno é considerado consequência do uso indiscriminado de antimicrobianos na medicina humana e veterinária, e ao longo da cadeia produtiva de alimentos. Nos últimos anos tem sido observado o frequente isolamento de bactérias resistentes a partir de animais de produção e alimentos de origem animal. Neste contexto, têm-se destacado a resistência às quinolonas resultante da aquisição de genes qnr que codificam proteínas que interferem na ação das quinolonas sobre a DNA-girase e a topoisomerase IV. A presença de bactérias carreadoras de qnr em alimentos é preocupante, pois infecções causadas por tais cepas são de difícil tratamento, e, além disso, devido à localização plasmidial, tais genes podem ser transmitidos horizontalmente para bactérias da microbiota intestinal humana. Este estudo avaliou o perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos e a presença de qnr em bactérias isoladas de carnes resfriadas de frango comercializadas em São José do Rio Preto – SP, entre novembro de 2010 a agosto de 2011. A suscetibilidade aos antimicrobianos foi determinada por disco-difusão de acordo com o CLSI. As cepas resistentes às quinolonas foram submetidas à PCR com primers específicos para a detecção de genes qnr e ao sequenciamento para a identificação dos genes. Um total de 44 isolados apresentou resistência ao ácido nalidíxico ou a fluoroquinolonas. Entre estes, 18,18% apresentaram variantes de qnr. Em uma cepa de Aeromonas sobria foi detectada a coexistência dos genes qnrA e qnrS; o gene qnrB foi detectado em 3 cepas de E. coli e uma Citrobacter freundii. O gene qnrB19 foi detectado em uma K. pneumoniae e uma E. coli. O gene qnrS1 foi detectado em uma cepa de K. pneumoniae. Este estudo relata pela primeira vez a ocorrência de qnrS1 no Brasil, e os dados obtidos sugerem a associação entre o uso de enrofloxacina na avicultura e ocorrência de genes qnr em Enterobacteriaceae isolados de carne de frango. A presença de bactérias resistentes aos antimicrobianos em carnes destinadas ao consumo humano consiste em um problema de saúde pública e pode afetar as relações comerciais do país, já que o Brasil é um dos maiores exportadores de carne do mundo. (FAPESP)


Palavras-chave:  Carnes, Enterobacteriaceae, qnr, Quinolonas