XXI ALAM
Resumo:1700-2


Poster (Painel)
1700-2Contação de história numa linguagem teatral: Aprender e apreender saberes acerca das enteroparasitoses
Autores:Camila Rocha Cardoso (CAC-UFG - Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão) ; Jupyracyara J. C. Barros (CAC-UFG - Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão)

Resumo

Nas instituições escolares que atendem preferencialmente crianças, a enteroparasitose é motivo de preocupação, pois esse público está em fase de construção de hábitos saudáveis quanto às práticas higiênicas. Vale suscitar que mesmo diante dessa realidade e sendo a escola locus promotor à saúde local, é precário o planejamento teórico-metodológico nas escolas acerca dessa temática. Neste sentido os objetivos deste estudo consistiram da sensibilização e debates sobre a análise textual qualitativa dos discentes do Jardim II de uma creche municipal da cidade de Catalão - GO quanto à prática de higiene pessoal no controle de doenças parasitárias. Na escola, 26 escolares e a mascote “Juárdia”, a qual simbolizava o protozoário giárdia, mediaram a contação de histórias a partir de uma linguagem teatral. Essa atividade foi apresentada no âmbito da instituição, contando também com a participação dos responsáveis pelas crianças. Foi realizada uma entrevista junto aos escolares, antes e após intervenção pedagógica - “IP”, para verificar o conhecimento prévio e o adquirido, respectivamente. Antes da “IP” a prática de lavar as mãos era realizada pelas crianças de forma mecânica, fato que explicou a dificuldade destas em justificar a importância do hábito em higienizar as mãos. Esta afirmação, possivelmente, elucide os resultados obtidos após a “IP”, onde as crianças foram capazes de assimilar que a prática de higiene pessoal trata-se também de um modo de prevenção à enteroparasitose. Os escores para esta categoria foi de 26,92 % (7/26) antes “IP” e 69,24 % (18/26) depois “IP”. O recurso da contação numa perspectiva teatral, privilegiou os escolares na condição de narradores revelando a interação dos personagens à criança em seu ambiente escolar. Contextualizar aos escolares da Educação Infantil a higiene pessoal na prática pedagógica em questão permitiu o desenvolvimento de habilidades pessoais, troca de saberes e experiências e, principalmente a reflexão dos partícipes quanto aos fatores de riscos às enteroparasitoses.


Palavras-chave:  Contação de histórias, Ensinoaprendizagem, Enteroparasitoses