XXI ALAM
Resumo:1695-1


Poster (Painel)
1695-1Perfil de Susceptibilidade Antibiótica de Diferentes Sorotipos de Salmonelas de Origem Humana Isolados em um Hospital Universitário da Cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul
Autores:Quézia Moura da Silva (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Kelly Cristina da Silva Brabes (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Flávia Patussi Corrêa Sacchi (HU DOURADOS - Hospital Universitário de Dourados) ; Alessandra Aparecida Vieira Machado (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Adriana Araújo de Almeida (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Fábio Juliano Negrão (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados)

Resumo

Introdução: A resistência antibiótica em bactérias do gênero Salmonella está diretamente relacionada à dificuldade no tratamento e ao aumento das taxas de morbidade e mortalidade e também de custos sócio-econômicos relacionados à doença. Materiais e Métodos: Entre março e novembro de 2010, foram obtidos 10 isolados de Salmonella enterica subspécie enterica sorotipos Heidelberg (um isolado), Infantis (quatro isolados), O:4,5:l,v:- (um isolado) e Typhimurium (quatro isolados), de coprocultura humana, no Hospital Universitário da cidade de Dourados. Os isolados tiveram o perfil de susceptibilidade antibiótica determinado por concentração inibitória mínima, pela técnica de micro-diluição em caldo, testando os seguintes antibióticos: ampicilina, ciprofloxacina, cloranfenicol, gentamicina, norfloxacina, tetraciclina e sulfametoxazol-trimetoprim. Resultados: Todos os isolados apresentaram resistência a um ou mais antibióticos e nenhuma resistência foi registrada contra ciprofloxacina, cloranfenicol e norfloxacina. A resistência a sulfametoxazol-trimetoprim foi detectada em todos os isolados. A resistência a ampicilina, tetraciclina e gentamicina foi observada, respectivamente, em três, dois e um isolado de Salmonella sorotipo Typhimurium. A resistência intermediária a gentamicina foi identificada em um isolado de Salmonella sorotipo Infantis e no isolado de Salmonella sorotipo O:4,5:l,v:-. Perfis de multi-resistência foram encontrados em dois isolados de Salmonella sorotipo Typhimurium. Discussão: A resistência das salmonelas a antibióticos como ampicilina, gentamicina, tetraciclina e sulfametoxazol-trimetoprim, bem como os perfis de resistência a múltiplas drogas, já vêm sendo registrados na literatura. Salmonella sorotipo Typhimurium é comumente o sorotipo mais relacionado à multi-resistência. Apesar de dois dos seus isolados não apresentarem resistência a múltiplos antibióticos, há uma preocupação eminente com o desenvolvimento da multi-resistência não só em isolados do mesmo sorotipo, mas também de outros sorotipos, dada a capacidade de aquisição desse fenótipo, através de troca de material genético entre as bactérias. Conclusão: O monitoramento dos perfis de susceptibilidade a antibióticos das salmonelas é necessário para o direcionamento terapêutico e para a criação de estratégias de prevenção e controle de estirpes resistentes.


Palavras-chave:  Salmonella, Susceptibilidade, Antibióticos