XXI ALAM
Resumo:1654-1


Poster (Painel)
1654-1EFICIÊNCIA DO MÉTODO DE PRESERVAÇÃO DE ACTINOMICETOS PELO MÉTODO DE CASTELLANI E ATIVIDADE ANTAGÔNICA CONTRA MICRO-ORGANISMOS PATOGÊNICOS
Autores:Nélly Mara Vinhote Marinho (UFAM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Maria Francisca Simas Teixeira (UFAM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)

Resumo

Os actinomicetos constituem um grupo heterogêneo de bactérias filamentosas e se destacam dentre os demais micro-organismos devido a capacidades de produção de metabólitos bioativos de interesse biotecnológico. Métodos distintos para conservação de espécies de actinomicetos e fungos já foram descritos com a finalidade de manutenção e viabilidade das características genéticas, propriedades morfológicas e fisiológicas das culturas. Esta pesquisa objetivou autenticar a viabilidade e estabilidade morfológica de actinomicetos preservados em água destilada esterilizada, além da produção de substâncias antibacterianas e antifúngicas. Para realização deste estudo foram selecionados dois actinomicetos, Streptomyces sp. (DPUA 1549) e Nocardiopsis sp. (DPUA 1559), mantidos no acervo da Coleção de Culturas DPUA, da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Fragmentos das culturas foram transferidos para extrato de ISP-2 para reativação e posterior crescimento em meio ágar ISP-2A, mantidos a 30 ºC durante cinco dias. A atividade antagônica dos actinomicetos foi avaliada contra Escherichia coli (CBAM 0001), Micobacterium smegmatis (INCQS 061), Geotrichum candidum (DPUA 291) e Microspurum gypsium (DPUA1713). Na determinação da atividade antimicrobiana realizada pelo método cup plate, os actinomicetos foram submetidos à fermentação em ISP-2, a 150 rpm, a 30 ºC, e após 96 horas, o extrato bruto foi recuperado por filtração a vácuo. As culturas dos micro-organismos teste foram semeadas em placa de Petri na superfície do meio seletivo. Desses cultivos foram retirados disco com cânula de vidro, medindo 6mm de diâmetro, e, em cada perfuração foi inoculado 100μL do líquido metabólico. As placas foram incubadas de acordo com as características fisiológicas de cada micro-organismo teste. Os ensaios foram realizados em duplicata e o resultado foi determinado pela média aritmética dos halos de inibição em mm. Como resultados, pode-se constatar que a técnica de conservação não inviabilizou os actinomicetos quando subcultivados após cinco anos de preservação e os extratos avaliados apresentaram efeito antimicrobiano com variação dos halos de inibição entre 10 a 18mm, no entanto, não foi observada atividade contra os fungos testados. Sendo assim, conclui-se que os actinometos apresentam probabilidades de serem utilizados como fonte de antibióticos desde que sejam realizados outros estudos.


Palavras-chave:  Antagonismo, bactérias filamentosas, conservação em água destilada, viabilidade