XXI ALAM
Resumo:1618-3


Poster (Painel)
1618-3Identificação das espécies de Staphylococcus spp isoladas através do Monitoramento Ambiental de áreas classificadas (B e C) de uma unidade de produção de imunobiológicos, de 2010 a 2011.
Autores:Lorenna Dias Martins (BIOMANGUINHOSFIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos) ; Adriana Marques Frazão (BIOMANGUINHOSFIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos) ; Josiane Josiane Machado Vieira Mattoso (BIOMANGUINHOSFIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos) ; Fernanda Ventura Cruz (BIOMANGUINHOSFIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos) ; Leila Cristina da Costa Bastos (BIOMANGUINHOSFIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos) ; Luciane Gomes do Nascimento (BIOMANGUINHOSFIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos) ; Lygia Maria Paulo da Silva Braga (BIOMANGUINHOSFIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos) ; Nilson César Pecly Ribeiro (BIOMANGUINHOSFIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos) ; Paulo Sérgio Gomes dos Santos (BIOMANGUINHOSFIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos) ; Silvia Ferreira da Silva (BIOMANGUINHOSFIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos) ; Cristhiane Moura Falavina dos Reis (BIOMANGUINHOSFIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos) ; Deborah Assiny (BIOMANGUINHOSFIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos) ; Lilia Ribeiro Seródio (BIOMANGUINHOSFIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos) ; Luciane Martins Medeiros (BIOMANGUINHOSFIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos)

Resumo

O conhecimento da microbiota circulante nas áreas de produção é um grande desafio para o Controle de Qualidade, pois exige um monitoramento dinâmico e eficiente, além de métodos de identificação precisos. Além dos agravos à saúde do consumidor, a contaminação microbiana pode ocasionar alterações na qualidade do produto, refletindo em um maior número de reprovações de lotes. O gênero Staphylocccus é um dos principais contaminantes envolvidos no monitoramento ambiental de áreas controladas, sendo isolado a partir de amostragens de ar, superfícies e operadores. O presente trabalho tem como o objetivo realizar a identificação de diversas espécies do gênero Staphylococcus em áreas controladas (graus B e C) e avaliar sua frequência nas mesmas. Dessa forma, 200 cepas bacterianas de Staphylococcus spp – isoladas no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2011 e pertencentes à Bacterioteca de Bio-Manguinhos – foram submetidas à identificação pelo kit bioquímico BBL CRYSTAL® (Becton, Dickinson and Company), resultando na identificação de 18 espécies distintas. A espécie S. epidermidis foi a que apresentou maior frequência, com 43 (21,4%) isolados, seguida por S. capitis (16%), S.cohnii (9%) e S. hominis (9%). Do total submetido ao kit, 14 (7%) isolados não foram identificados pela respectiva base de dados, sendo o resultado apresentado como ´´Staphylococcus spp´´. Este tipo de resultado não permite a conclusão definitiva das investigações de fontes de contaminação, sugerindo a necessidade de outros métodos de identificação. Os resultados obtidos serão utilizados na avaliação do sistema de sanitização das áreas controladas, norteando a escolha dos produtos mais adequados aos gêneros encontrados. O monitoramento da microbiota autóctone, além de uma exigência legal, pode auxiliar no desenvolvimento de ações corretivas e de controle.


Palavras-chave:  Staphylococcus spp, Monitoramento ambiental, áreas controladas