XXI ALAM
Resumo:1604-1


Poster (Painel)
1604-1Análise celular e ultra-estrutural da interação de cepas de Aeromonas hydrophila e Aeromonas caviae com células cultivadas in vitro e ex vivo
Autores:Paula Santos (UERJ - Universidade Do Estado do Rio de Janeiro) ; Ana Claudia Pereira (UERJ - Universidade Do Estado do Rio de Janeiro) ; Ana Cláudia Rosa (UERJ - Universidade Do Estado do Rio de Janeiro) ; Angela Freitas Almeida (UERJ - Universidade Do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

As Aeromonas spp. são consideradas patógenos em potenciais para o homem e animais e estão amplamente distribuídas no ambiente sendo a água e os alimentos importantes veículos de transmissão. Muitos estudos têm demonstrado que a patologia causada pela infecção por Aeromonas é complexa e envolvem inúmeros fatores de virulência, incluindo aderência, invasão, enterotoxinas, hemolisinas, formação de biofilme e mecanismo de secreção. O presente estudo investigou a interação in vitro de cepas de Aeromonas com células das linhagens HEp-2 e T-84 quanto a capacidade e padrão de aderência. Foram utilizadas 13 cepas de Aeromonas isoladas de diversas origens, sendo onze A. caviae e duas A. hydrophila. A interação de tecidos intestinais de coelho cultivados in vitro (IVOC) com cinco cepas de A. caviae originárias de fezes diarréicas também foi analisada por microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura e transmissão. Para a observação da capacidade de aderência, 35μl de cultura crescidas a 37°C por 24 horas foram incubadas em tapetes de células HEp-2 e T-84, nos períodos de 90 minutos e 6 horas. Observamos que todas as 13 cepas testadas foram aderentes as células HEp-2 e exibiram padrão de aderência agregativo, nos períodos de 90 minutos e 6 horas de incubação. Nas células T-84 11(86,4%) cepas apresentaram padrão de aderência agregativo, e 2 (15,6%) cepas não apresentaram padrão definido, em 90 minutos. Com 6 horas todas as cepas apresentaram padrão de aderência agregativo em células T-84. A interação de cinco cepas de A. caviae com a mucosa intestinal de íleo e cólon do intestino do coelho ex vivo resultou em aderência, produção de muco e alterações com intensa vacuolização e drástica desorganização estrutural que levaram a destruição das microvilosidades intestinais. Este estudo demonstrou que subconjuntos de cepas de A. caviae e A. hydrophila de diversas origens, foram capazes de aderir e invadir linhagens celulares in vitro. Nosso estudo também evidenciou que cepas de A. caviae, causaram expressivas alterações morfológicas que resultaram na destruição de epitélios intestinais de coelho ex vivo. Finalmente, nossos resultados contribuíram para reforçar o potencial patogênico de cepas de Aeromonas.


Palavras-chave:  Aeromonas Hydrophila, Aeromonas Caviae, Aderência, Destruição celular, IVOC