XXI ALAM
Resumo:1583-1


Poster (Painel)
1583-1Caracterização dos aspectos macroscópicos e microscópicos de culturas de micobactérias em meio líquido para identificação presuntiva do Complexo Mycobacterium tuberculosis e micobactérias não tuberculosas
Autores:Juliana Maira Watanabe Pinhata (IAL - Instituto Adolfo Lutz) ; Romilda Aparecida Lemes (IAL - Instituto Adolfo Lutz) ; Isis Moreira Felippe (IAL - Instituto Adolfo Lutz) ; Erica Chimara (IAL - Instituto Adolfo Lutz) ; Lucilaine Ferrazoli (IAL - Instituto Adolfo Lutz) ; Rosangela Siqueira de Oliveira (IAL - Instituto Adolfo Lutz)

Resumo

Introdução A diferenciação entre Complexo Mycobacterium tuberculosis (CMT) e micobactérias não tuberculosas (MNT) é fundamental em laboratórios que fazem a identificação das espécies de micobactérias (ID) e teste de sensibilidade (TS). Os critérios utilizados para tal diferenciação, que permite uma identificação presuntiva (IP), são: características das colônias nas culturas em meio sólido e presença ou ausência de formação de corda (FT) na microscopia. O Núcleo de Tuberculose e Micobacteriose do Instituto Adolfo Lutz (NTM-IAL) realiza a IP nas culturas recebidas para direcioná-las à ID e/ou TS. Em 2008, a cultura em meio líquido foi implantada em todos os Laboratórios Regionais do IAL, e a IP, que estava bem estabelecida em meio sólido, não o estava em meio líquido. Sabendo-se que alguns isolados de MNT em meio líquido apresentam FT semelhante ao do CMT, gerando erros na IP, e considerando que a diferenciação entre CMT e MNT é essencial para o direcionamento dos testes a serem realizados, este estudo teve como objetivo caracterizar os aspectos macro e microscópicos dos isolados de micobactérias em meio líquido. Materiais e Métodos No período de março a agosto de 2011, 1.696 culturas de micobactérias em meio líquido foram recebidas pelo NTM-IAL e submetidas à IP. As características macroscópicas avaliadas foram presença ou ausência de turbidez, de precipitados e de floculação no meio após agitação do tubo, e as microscópicas foram presença ou ausência de FT. Todas as características macro e microscópicas foram fotografadas e analisadas por dois profissionais. Resultados e Discussão Das 1.696 culturas, 1.664 (98,1%) foram direcionadas corretamente à ID e/ou TS, mas em 32 (1,9%) a IP resultou em culturas pertencentes ao CMT. Estas foram encaminhadas ao TS, mas posteriormente foram identificadas como M. abscessus, M. avium, M. chelonae, M. fortuitum, M. gordonae, M. kansasii, M. nebraskense, M. intracellulare, micobactérias de crescimento rápido acromógenas e de crescimento lento fotocromógenas. Das 32 culturas de MNTs, 31 foram isoladas de escarro e uma de urina. Quanto às características macroscópicas, foi observado que as culturas de CMT tinham floculação sem presença de turbidez, enquanto as MNTs apresentaram floculação com turbidez. Conclusão Estes dados nos permitem concluir que as culturas de MNT desenvolvem FT e floculação juntamente com turbidez, enquanto as de CMT apresentam somente floculação.


Palavras-chave:  cultura líquida, fator corda, identificação presuntiva, micobactérias não tuberculosas