XXI ALAM
Resumo:1577-2


Poster (Painel)
1577-2INTERAÇÃO DE Escherichia coli ENTEROAGREGATIVA (EAEC) COM LINHAGENS CELULARES INTESTINAIS E NÃO-INTESTINAIS CULTIVADAS IN VITRO
Autores:Ricardo Luís Lopes Braga (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Ana Claudia Machado Pereira (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Ana Claudia de Paula Rosa (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

Escherichia coli enteroagregativa (EAEC) é um patotipo emergente associado a casos de diarreia aguda ou persistente em crianças e adultos de países desenvolvidos e em desenvolvimento. É causador da diarreia persistente em pacientes HIV positivos e a segunda causa mais comum de diarreia dos viajantes. Seu padrão de aderência agregativo (AA) caracterizado pelo arranjo em "tijolos empilhados" em monocamada de células HEp-2 (carcinoma de laringe humana), está relacionado com a presença de um plasmídeo de aderência agregativa (pAA) de 60 MDa. A hipotética patogenia é representada pela heterogeneidade da categoria que abrange vários fatores de virulência putativos envolvidos nos processos de adesão celular (fimbrias AAF), colonização e citotoxicidade. O presente estudo teve como objetivo investigar a habilidade de produção do padrão AA pelas cepas EAEC nas linahgens HEp-2, Caco-2 (adenocarcinoma colo-retal humano) e T84 (carcinoma de cólon intestinal humano), assim como a correlação entre AA e pAA em cada linhagem. Foram utilizadas 17 cepas EAEC, sendo 10 cepas provenientes de crianças com diarreia aguda e 7 cepas provenientes de crianças sem diarreia. Os testes de aderência foram realizados com as cepas co-incubadas com as linhagens celulares em estudo por um período de 3 e 6 horas. Entre as 17 cepas EAEC 52,9% 41,1% e 82,3% apresentaram AA em 3 horas nas linhagens celulares HEp-2, Caco-2 e T84, respectivamente. Em 6 horas, 52,9% exibiram AA em HEp-2 e Caco-2 e 100% exibiram AA em T84. Como a linhagem T84 apresenta características fenotípicas das células do cólon e Caco-2 apresenta características fenotípicas das células do intestino delgado, nossos resultados sugerem que as EAEC podem apresentar um maior tropismo pelo cólon humano. Para a pesquisa do pAA foi realizado uma reação em cadeia de polimerase (PCR). Observamos que 41,1% das cepas pAA+ apresentaram padrão AA em HEp-2 e Caco-2 e 52,9% em T84 nos testes de 3 horas. Em 6 horas, 47%, 52,9% e 70,5% das cepas pAA+ exibiram padrão AA em HEp-2, Caco-2 e T84, respectivamente. Os resultados obtidos evidenciaram que a linhagem T84 mostrou ser a mais suscetível a formação do padrão agregativo, principalmente nos testes de 6 horas, bem como à aderência de cepas AA/pAA+. Nossos dados indicam que a linhagem T84 é o modelo mais apropriado para o estudo da patogenicidade dessas cepas. Apoio: CAPES, CNPq e FAPERJ.


Palavras-chave:  aderência agregativa, Caco-2, EAEC, HEp-2, T84