XXI ALAM
Resumo:1568-1


Poster (Painel)
1568-1Isolamento e identificação de leveduras fermentadoras de D-xilose e produtoras de xilanases associadas à madeira em decomposição
Autores:Camila Gontijo de Morais (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Carlos Augusto Rosa (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

Devido ao esgotamento das reservas de petróleo e às questões ambientais relacionadas à sua utilização, é necessária a busca por fontes alternativas e renováveis de energia. O etanol lignocelulósico é interessante, pois é fabricado a partir da biomassa lignocelulósica, uma matéria prima abundante e barata. Os empecilhos para sua fabricação incluem a ausência de um micro-organismo capaz de produzir as enzimas necessárias para a degradação da hemicelulose e de uma levedura capaz de fermentar D-xilose. A madeira em decomposição é um substrato promissor para o isolamento destes organismos desejados. Neste trabalho foram coletadas cem amostras de madeira em decomposição em dois ecossistemas de Mata Atlântica: a reserva particular do patrimônio natural do Parque Nacional do Caraça, em Minas Gerais e a reserva particular do patrimônio natural de Serra Bonita, no estado da Bahia. O isolamento das leveduras foi feito utilizando meio contendo xilana ou D-xilose como única fonte de carbono. As leveduras foram identificadas e submetidas a testes de produção de xilanases e fermentação de D-xilose. Foram isoladas 370 leveduras, sendo que no primeiro teste de triagem 49 produziram xilanases e 35 fermentaram D-xilose. Além disso, foram isoladas cinco novas espécies, sendo que quatro delas produziram xilanases e uma fermentou D-xilose nos testes de triagem. O isolamento de espécies de leveduras ainda não descritas mostra a importância da pesquisa para o conhecimento da diversidade de microrganismos presentes no ecossistema de Mata Atlântica brasileira. O isolamento de novas espécies de leveduras produtoras de enzimas e fermentadoras de D-xilose mostra o potencial das pesquisas voltadas para a obtenção de microrganismos de interesse para a produção de etanol lignocelulósico a partir de madeira em decomposição.


Palavras-chave:  Biomassa, Diversidade, Etanol, Levedura