XXI ALAM
Resumo:1538-2


Poster (Painel)
1538-2Isolamento de fungos filamentosos mesofílicos e termofílicos de pilhas de compostagem de planta de tratamento de resíduos orgânicos urbanos
Autores:Maria Cecília Maia Chierotti (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Marcia Maria de Souza Moretti (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Roberto da Silva (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Eleni Gomes (UNESP - Universidade Estadual Paulista)

Resumo

O Brasil é responsável atualmente por cerca de 6,5% da produção de lixo no mundo. O uso das técnicas de compostagem em aterros sanitários proporciona um destino útil e evita a acumulação do lixo no ambiente. Esse processo tem como principio básico, a capacidade dos fungos filamentosos de secretar enzimas despolimerizantes de material vegetal e termina o seu ciclo em 120 dias. O presente trabalho teve por objetivo estudar a diversidade de fungos durante todo o ciclo da compostagem em aterros sanitários. Foram realizadas ao todo quatro coletas, uma por mês em pilhas de compostagem da empresa Constroeste Construtora e Participações LTDA de São José do Rio Preto, e os resultados aqui apresentados são referentes à 3ª e 4ª coletas, 78 e 106 dias de compostagem. A análise foi feita em apenas uma leira. Foram coletados 20g de amostras de compostagem em sacos de polipropileno estéreis. No laboratório as amostras foram homogeneizadas e, em seguida, sub-amostras de 5g foram pré-cultivadas em frasco Erlenmeyers de 500 mL contendo 200 mL de meio mínimo com sais minerais (sulfato de amônio -0,14%; fosfato de potássio -0,2%; cloreto de cálcio -0,03%; sulfato de magnésio -0,02%; uréia-0,03%; peptona-0,2%; extrato de levedura-0,2%; glicose-1,0%; Tween 80-0,1%; solução de sais -0,1% e antibiótico-2,0% (20 mg/L de cloranfenicol e ampicilina)), com pH ajustado para 5,0, as amostras foram incubadas a 30 e 50°C sob agitação de 100 rpm. Os inóculos foram realizados após 2h e 96h de agitação por diluições em série (10-2). Alíquotas de 0,1 mL foram retiradas das diluições e inoculadas na superfície do mesmo meio de cultura contendo 2,5% de Agar, em placas de Petri. As colônias isoladas foram transferidas para criotubos com adição de 3 mL de glicerol estéril a 50% e estocadas a -80°C e para tubos de cultivo, nos quais as culturas foram estocados sob óleo mineral e água estéreis sendo armazenados em geladeira a 7°C (mesofílicos) ou a temperatura ambiente (termofílicos). Na terceira coleta foram isolados 18 fungos, sendo 5 termofílico e 13 mesofílicos. Na quarta coleta foi registrado a presença de 6 fungos, sendo 2 termofílicos e 4 mesofílicos. Com isso, os presentes resultados obtidos a partir desses ensaios encorajam estudos subseqüentes a respeito do potencial de produção das enzimas: xilanase, endoglucanase e β-glicosidase dos fungos isolados.


Palavras-chave:  compostagem, fungos mesofílicos, fungos termofílicos, isolamento