XXI ALAM
Resumo:1494-1


Poster (Painel)
1494-1COLEÇÕES DE CULTURAS BACTERIANAS: VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO DA METODOLOGIA DE PRESERVAÇÃO DE CULTURAS BACTERIANAS DO SERVIÇO DE DOENÇAS BACTERIANAS E FÚNGICAS DA FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS, 2011
Autores:Renato Dornas de Carvalho Melo (FUNED - Fundação Ezequiel Dias) ; Michelle Lara Samuel (FUNED - Fundação Ezequiel Dias) ; Carmem Dolores Faria (FUNED - Fundação Ezequiel Dias) ; Marluce Aparecida Assunção Oliveira (FUNED - Fundação Ezequiel Dias) ; Dhian Renato Almeida Camargo (FUNED - Fundação Ezequiel Dias)

Resumo

Coleções de microrganismos e materiais biológicos têm sido preservadas ao longo dos anos por diferentes instituições de ensino e pesquisa para o suprimento de culturas autenticadas às pesquisas científicas. Este estudo teve como objetivo verificar e validar a metodologia de manutenção de culturas bacterianas isoladas no SDBF da Fundação Ezequiel Dias, Minas Gerais, Brasil. Estudo descritivo, qualitativo, realizado em 2011 para verificar e validar o método de preservação dos isolados bacterianos obtidos a partir de líquidos biológicos (liquido cefalorraquidiano, sangue e liquido pleural). Foram analisadas todas as culturas bacterianas congeladas em 2007 que possuíam registro adequado, sendo que o método escolhido para preservação neste período era a criopreservação a -70°C, mantidas em BHI (Brair heart infusion) contendo 15% de glicerol (agente crioprotetor). As culturas foram descongeladas de acordo com o método descrito pela American Type Culture Collection (ATCC), após o descongelamento a confirmação da identificação foi através dos métodos clássicos de identificação bacteriana. Analisou-se o registro, a viabilidade das cepas, pureza, características morfológicas e bioquímicas após quatro anos de preservação. Verificamos que todas as cepas congeladas naquele ano preencheram os critérios de inclusão do estudo, um total de 96 culturas, 48 Streptococcus pneumoniae sorotipos (19F,14,6B,16F,3,23F,G,10A,9V,4,12F,11A,1,18B,6A/C), 11 Neisseria meningitidis grupo B (4,7-P1.19,15), 15 grupo C (23-P1,14-6, 2a-P1.14-6), 2 grupo W135 (2a-P1.2, 2a-P1.16), 3 grupo Y (19.14-P1.2; 4,14), 7 Haemophilus influenzae (tipos a e b), 3 Enterococcus spp, 2 Streptococcus viridans, 3 Streptococcus pyogenes e 1 BGN não fermentador. Verificou-se que 95 (98,96%) das cepas mantiveram a viabilidade, 1 (1,04%) não apresentou-se viável, 83,33% apresentaram-se puras, sendo que todas as cepas contaminadas puderam ser recuperadas. O agente contaminante identificado foi o Staphylococcus coagulase-negativa. O estudo resultou na revitalização da coleção de culturas do ano de 2007 e na validação do método de preservação com validade de 4 anos. Assim como recomendado pela literatura, este trabalho possibilitou a elaboração de documentos que permitem a rastreabilidade das etapas realizadas para implantação e preservação da coleção de bactérias garantindo o suprimento de culturas autenticadas para pesquisas futuras. O método de criopreservação avaliado mostrou-se eficaz, de baixo custo e proporcionou resultados satisfatórios após 4 anos de preservação das culturas bacterianas analisadas. Ressaltamos a importância de novos estudos para validar este método de preservação por um período maior de armazenamento.


Palavras-chave:  Coleções de culturas bacterianas, Criopreservação, culturas bacterianas