XXI ALAM
Resumo:1438-1


Poster (Painel)
1438-1Estudo comparativo da performance de laminocultivo e de meio cromogênico para o diagnóstico laboratorial de infecção urinária
Autores:Viviane Carvalho Souza (GRUPO FLEURY - Grupo Fleury) ; Erica Aparecida dos Santos (GRUPO FLEURY - Grupo Fleury) ; Selma Romeu Souza (GRUPO FLEURY - Grupo Fleury) ; Nivea Aurora Suhet (GRUPO FLEURY - Grupo Fleury) ; José de Sá (GRUPO FLEURY - Grupo Fleury) ; Emerson José Salla (GRUPO FLEURY - Grupo Fleury) ; Rôde Beatriz Bastos Schuab (UFF - Instituto Biomédico, Universidade Federal Fluminense) ; Rosana Rocha Barros (UFF - Instituto Biomédico, Universidade Federal Fluminense)

Resumo

INTRODUÇÃO: A urocultura é considerada uma importante ferramenta para o diagnóstico laboratorial de infecções do trato urinário, podendo ser realizada por metodologia quantitativa, através do uso de alça calibrada, ou semiquantitativa, utilizando o sistema de laminocultivo. Além dos meios de cultura clássicos para urocultura como o ágar CLED, mais recentemente disponibilizou-se no mercado meios com substratos cromogênicos que permitem uma identitificação definitiva ou presuntiva dos principais gêneros bacterianos. O objetivo do presente estudo foi analisar comparativamente a performance do laminocultivo e do meio cromogênico na detecção de microrganismos em contagem igual ou superior a 105 unidades formadoras de colônias por mL (≥105 UFC/mL). MATERIAIS E MÉTODOS: Foi realizada uma análise retrospectiva através da pesquisa ao banco de dados do Grupo Fleury - regional do Rio de Janeiro, dos resultados de uroculturas, considerando-se o período de outubro de 2009 a setembro de 2010, quando a metodologia utilizada era o laminocultivo, e o período de outubro de 2010 a setembro de 2011, quando foi implementado o uso do meio cromogênico. O teste do Qui-quadrado foi utilizado nas análises estatísticas. RESULTADOS: Comparando-se os dois períodos, observou-se o aumento de 14% no total de uroculturas com contagem ≥105 UFC/mL após implementação do meio cromogênico, o que foi estatísticamente significativo (p<0,05). Avaliando-se a detecção das principais espécies bacterianas, o isolamento de Escherichia coli aumentou em 2,5% após a implementação do meio cromogênico, enquanto que outros bacilos Gram negativos, tais como Citrobacter spp. e Acinetobacter spp. apresentaram aumento superior a 100%. Entre Gram positivos, o isolamento de Enterococcus spp., Sthaphylococcus saprophyticus e outros estafilococos coagulase negativos aumentou em cerca de 100%, enquanto que o isolamento de Streptococcus agalactiae aumentou em 763% após a implementação do meio cromogênico. CONCLUSÃO: Ainda que não tenha ocorrido um aumento significativo no isolamento do principal uropatógeno após a implementação do meio cromogênico, este apresentou melhor performance na detecção de microrganismos em uroculturas com contagem ≥105 UFC/mL, o que pode ser observado tanto no número total de uroculturas positivas como no isolamento de gêneros ou espécies individualmente.


Palavras-chave:  laminocultivo, meio cromogênico, urocultura