XXI ALAM
Resumo:1382-2


Poster (Painel)
1382-2Avaliação de rizóbios de calopogônio isolados de três coberturas vegetais em um Argissolo Vermelho-Amarelo da Zona da Mata Seca de Pernambuco
Autores:Altanys Silva Calheiros (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco / CNPQ - Cons Nac Pesq Desenv Cient Tec) ; Mario Andrade Lira Junior (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco / CNPQ - Cons Nac Pesq Desenv Cient Tec) ; Gláucia Alves Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco / CAPES - Coord. Aperf. Pessoal. Niv. Superior)

Resumo

A fixação biológica do nitrogênio pela simbiose leguminosa-rizóbio é um dos mais importantes mecanismos de disponibilização de nitrogênio para as plantas, sendo a seleção de estirpes altamente eficientes e adaptadas ao ambiente de suma importância para o sucesso da inoculação. Diante disto, o presente trabalho objetivou avaliar o efeito de diferentes coberturas vegetais em um mesmo solo na eficiência simbiótica de isolados rizobianos de calopogônio em um Argissolo Vermelho-Amarelo. As amostras de solo foram coletadas em áreas de pastagens de capim Brachiaria decumbens, bosques de sabiá (Mimosa caesalpiniifolia), e em áreas de Mata Atlântica, com três áreas diferentes sob cada cobertura, todas em um mesmo solo. Foram obtidos 1.575 isolados distribuídos em 398 grupos. Após autenticação e estudo de eficiência simbiótica em material estéril foram selecionados 25 isolados considerados eficientes. Foi montado um experimento em blocos casualizados, com quatro repetições, em sacos de polietileno para mudas contendo 2,5 kg de solo com base em prolipropileno. Os tratamentos foram compostos pelos 25 isolados selecionados, cinco tratamentos controles (0; 30; 60; 90 e 120 kg ha-1 de N), além de um tratamento inoculado com a estirpe SEMIA 6152. A inoculação das plantas foi feita com um mL por planta de caldo bacteriano com população estimada de 108 células rizobianas mL-1. O primeiro corte foi realizado 45 dias após a inoculação, sendo os demais ciclos avaliados 45 dias após o corte das plantas. A matéria seca da parte aérea das plantas, após secagem, foi moída, e os teores de N foram quantificados apenas para o primeiro corte. Os dados foram submetidos à análise de variância e ao teste de Scott Knott para comparação das médias e a teste de correlação. A matéria seca da parte aérea foi influenciada pelas doses de N aplicadas ao solo tanto no primeiro, quanto no segundo corte. No segundo corte, verificou-se aumento no acúmulo de matéria seca da parte aérea em todos os tratamentos, comparativamente ao primeiro corte. Não foi verificado efeito da cobertura vegetal em nenhuma das variáveis estudadas tanto no primeiro quanto no segundo corte. No segundo corte foram obtidas maiores respostas dos isolados, comparativamente ao primeiro corte e alguns isolados se destacaram proporcionando incrementos na dose de N superior aos tratamentos adubados.


Palavras-chave:  calopogonium, fixação biológica de nitrogênio, forrageira, leguminosa