XXI ALAM
Resumo:1369-3


Poster (Painel)
1369-3Ludicidade e leitura de grupo na Microbiologia: Proposta Pedagógica nas Abordagens sobre Higiene Oral aos Escolares do Ensino Fundamental
Autores:Kássia Cristina Gonçalves (CAC-UFG - Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão) ; Camila Rocha Cardoso (CAC-UFG - Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão) ; Klayton Marcelino de Paula (CAC-UFG - Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão) ; Ana Lúcia Santos (CAC-UFG - Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão) ; Vania de Avelar Lucas (CAC-UFG - Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão)

Resumo

Educar para a cidadania é capacitar o indivíduo na busca da sua autonomia, assegurando que o mesmo esteja apto em atuar de forma reflexiva e atuante acerca também da sua saúde. Neste propósito, merece atenção a higiene oral, que deve ser efetivada em qualquer fase da vida. Diante das afirmações, este estudo objetivou elaborar e executar um projeto de extensão, visando à sensibilização dos escolares do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual na cidade de Catalão - GO, quanto à importância da higiene oral à prevenção de processos cariogênicos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com 23 escolares entre 12 a 15 anos de idade; 9 do gênero feminino e 15 do gênero masculino. Abordagens sobre a transmissibilidade da cárie relacionada ao principal micro-organismo causador e formas preventivas foram repassadas aos escolares a partir da leitura de grupo. Para viabilizar o conhecimento prático face às questões teóricas apresentadas, foi construída uma arcada dentária, utilizando garrafas Pet como material alternativo. Concomitante, foi aplicado um jogo pedagógico, denominado “Higiene oral em ação”, que a partir da expressão corporal, permitiu a socialização sobre a higiene geral, oral e a problemática da instalação de micro-organismos, especificamente, o Streptococcus mutans na cavidade oral e as respectivas medidas profiláticas para evitar o contágio. Antes da prática pedagógica, os resultados das entrevistas revelaram que 52,17% (12/23) dos discentes apresentavam conhecimento superficial sobre higienização oral e 47,82% (11/23) foram inaptos em responder sobre tal questionamento. Face a realidade que se encontra o sujeito investigado, aspectos como higiene e saúde apresentam diferentes significados. Por este motivo, o planejamento de temas educativo-preventivos deve ser alicerçado às variadas condições de vida. Após intervenção pedagógica, todos os participantes foram aptos em discorrer sobre a higiene oral no sentido mais amplo; limpeza de dentes, bocheca, língua e toda cavidade oral. O estudo permitiu a remodelação da escola-campo como processo importante à promoção da qualidade de vida face ao autocuidado, principalmente quando o foco é higiene pessoal.


Palavras-chave:  Higiene oral, Jogos pedagógicos, Leitura de grupo