XXI ALAM
Resumo:1290-2


Poster (Painel)
1290-2Diversidade de Rizóbios nativos da Região semiárida de Pernambuco capazes de nodular Sabiá (Mimosa cesalpeniaefolia Benth)
Autores:Carolina Etienne de Rosália E Silva Santos (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Ana Dolores Santiago de Freitas (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Luciana Remigio Santos Nascimento (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Shirleane Rodrigues da Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Jessyca Adriana Gomes Florêncio da Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Stella Jorge de Carvalho Neta (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo

A retirada da cobertura vegetal para introdução de agrossistemas e extração de madeiras, é um dos maiores causadores da degradação ambiental no semiárido. O estudo do potencial das espécies leguminosas é de grande importância, juntamente com o estudo da diversidade dos rizóbios e dos fungos micorrízicos, que possibilitam às plantas maior resistência ao estresse ambiental. Aspectos relacionados com a eficiência de rizóbios na fixação do N2. O trabalho tem como objetivo efetuar o levantamento da diversidade de Rizóbios nativos em áreas do semiárido. Foi conduzido um experimento em casa de vegetação com amostras de solos coletados em 4 áreas da região Semi-Árida do Estado de Pernambuco, com diferentes coberturas vegetais, no município de Serra Talhada sob vegetação: mata de caatinga preservada, bosque de leucena, bosque de sabia, área de capoeira e área de cultivo de feijão e milho. Usou-se plantas de sabiá como planta-isca, para a obtenção de uma coleção de rizóbios nativos capazes de nodular a sabiá. O experimento foi conduzido em blocos casualizados com três repetições. O solo foi peneirado (peneira 0,2 cm) para uniformização da granulometria, colocados em vasos (1 kg/vaso) na proporção de 1:1:1, (areia lavada e vermiculita autoclavadas, as sementes fora desinfestadas superficialmente com álcool a 70% e hipoclorito de sódio a 2%. Foram semeadas 6 sementes por vaso, 10 dias após a germinação realizou-se um desbaste deixando 3 plantas por vaso. As plantas foram colhidas aos 120 dias, e os nódulos retirados para proceder-se o isolamento dos rizóbios. Inicialmente foi obtida uma coleção de 353 isolados de rizóbios capazes de nodular as plantas de sabiá. Sendo 117 da área de leucena, 62 da área de caatinga, 58 da áre de capoeira, 59 da área de milho e feijão e 54 da área de sabiá. Todos os isolados foram caracterizadas morfisilogicamente, observando-se mudanças do pH do meio; tempo de crescimento; diâmetro das colônias; transparência; forma; borda; consistência e aparência do muco. Com os resultado da caracterização fez-se um estudo da diversidade utilizando os índices de Shan, Margalef e Pielou, que revelaram uma grande diversidade de rizóbios capazes de nodular plantas de sabiá no semiárido.


Palavras-chave:  FBN, leguminosa arbórea, caatinga, inoculantes