XXI ALAM
Resumo:1287-3


Poster (Painel)
1287-3PERFIL DE SUSCETIBILIDADE ANTIBACTERIANA DE ENTEROBACTÉRIAS ISOLADAS DE PACIENTES ATENDIDOS NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA DA VILA DE APEÚ, CASTANHAL-PA
Autores:Kátia Maria Costa da Silva (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Edicira Pereira da Silva (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Karla Tereza Silva Ribeiro (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Antonia Benedita Rodrigues Vieira (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo

A doença diarreica aguda é uma importante causa de morbi-mortalidade no Brasil e em países subdesenvolvidos, tendo incidência elevada e episódios frequentes na infância, particularmente em áreas com precárias condições de saneamento básico e de higiene pessoal e alimentar. O objetivo do trabalho foi determinar o perfil de suscetibilidade de enterobactérias isoladas de pacientes com diarreia atendidos no Programa Saúde da Família da Vila de Apeú, Castanhal-PA. Foram coletadas 27 amostras de fezes diarreicas. As enterobactérias foram isoladas em meios específicos e identificadas de acordo com as características bioquímicas. Os testes de suscetibilidade aos antibacterianos foram realizados pelo método de difusão em disco em ágar Muller-Hinton segundo os critérios recomendados pelo Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI). Foram isoladas as espécies de enterobactérias: Klebsiella pneumoniae (6/22,2%), Enterobacter aerogenes (5/18,5%), Salmonella enterica spp (3/11,1%), Escherichia coli (2/7,4%), Proteus vulgaris (2/7,4%), Enterobacter agglomerans (2/7,4%), Serratia rubidae (2/7,4%) e Providência alcalifaciens (1/3,7%). Ocorreu também isolamento de Bacilos Gram Negativos Não Fermentadores (4/14,8%). Todas as espécies de enterobactérias identificadas demonstraram sensibilidade a Gentamicina, Levofloxacin, Meropenem, Piperacilina+Tazobactam e Ticarcilina + Clavulanato, e resistência a Tetraciclina. Os demais resultados de resistência de resistência foram: Amoxicilina (17/58,8%), Ampicilina G (17/70,5%), Cefalotina (17/64,7%), Cefepime (17/23,5%), Ceftazidima (9/22,2%), Ceftriaxona (16/18,7%), Ciprofloxacina (17/5,9%), Imipenem (17/5,9%) e Sulfazotrim (17/47%). Os resultados reforçam a necessidade do conhecimento do perfil da suscetibilidade antimicrobiana das bactérias causadoras de diarreias, para evitar o uso incorreto de antibióticos.


Palavras-chave:  Apeu-Castanhal-PA, Enterobactérias, Diarreias, Suscetibilidade antibacteriana, Resistência bacteriana