XXI ALAM
Resumo:1258-2


Prêmio
1258-2Curso de Férias PPGBCM: Uma alternativa didática ou uma didática alternativa?
Autores:Fernanda Cortez Lopes (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Alessandra Luiza Pelegrini (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Arlete Beatriz Becker Ritt (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Carolina Nör (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Hugo Verli (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Liana Guimarães Sachett (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Márcia Almeida (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Nicolle Lima Barbieri (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Pâmela Perini (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Rodrigo Ligabue Braun (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Célia Regina Ribeiro da Silva Carlini (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

O projeto Curso de Férias foi criado pelo professor Leopoldo De Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na década de 80. Este projeto tem o objetivo de aproximar a comunidade escolar do meio acadêmico e científico, através de um curso de caráter prático, facilitando o aprendizado em ciências utilizando metodologias simples e acessíveis. A Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública é um programa que envolve 19 universidades públicas brasileiras e que visa apoiar a realização de atividades extracurriculares durante o período de férias das escolas públicas e/ou em horário que não interfira na frequência escolar. Os projetos contam com o apoio financeiro da Capes e Finep (www.educacaoeciencia.net.br/). O Curso de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular, vinculado ao Centro de Biotecnologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desde 2009, passou a fazer parte da Rede Novos Talentos. Durante o curso, os participantes tem a oportunidade de responder perguntas sobre um tema principal através de experimentos elaborados por eles mesmos, exercitando assim, o método científico. O público alvo são professores e alunos de ensino médio, principalmente da rede pública de ensino. Até o momento, foram realizadas 7 edições do curso, 2 tiveram a Microbiologia como tema, cujos títulos foram “Micro-organismos: o mundo que não enxergamos” e “Micro-organismos: mocinhos ou bandidos?”. Participaram dessas duas edições 26 professores e 27 alunos. Neste curso foram realizados alguns experimentos como isolamento de micro-organismos das mais variadas fontes, produção de etanol e gás carbônico utilizando sacarose e fermento biológico, comparação do efeito de vinagre, álcool, hipoclorito, pasta de dente e enxaguatório bucal sobre as bactérias isoladas, visualização de bactérias e fungos em microscópio óptico. Além dos experimentos propostos pelos próprios participantes do curso, também foram realizadas atividades abordando os temas estudados durante a semana, a fim de aprimorar a utilização do método científico. Ao final do curso, uma apostila foi fornecida aos professores com os experimentos realizados. Os cursos de férias tem proporcionado a professores e estudantes a chance de desenvolver uma visão mais próxima da ciência, dentro do ambiente científico universitário. As atividades de sala de aula e laboratório estão voltadas para criação de um ambiente onde os estudantes sejam estimulados a criar perguntas, formular hipóteses, propor, planejar e executar experimentos, discutindo os resultados obtidos, e, finalmente, relatar o trabalho realizado, elaborando conclusões.


Palavras-chave:  Curso de Férias, Novos Talentos da Rede Pública, Micro-organismos