XXI ALAM
Resumo:1255-1


Prêmio
1255-1População microbiana rizosférica e endofítica solubilizadora de fosfato de cálcio isolada de guanandi (Calophyllum brasiliense Cambess)
Autores:Maíra Paixão Resende (IFGOIANO - Instituto Federal Goiano - Câmpus Rio Verde) ; Luiz Carlos Ramos dos Santos (IFGOIANO - Instituto Federal Goiano - Câmpus Rio Verde) ; Isabel Cristina Mendonça Cardoso Jakoby (IFGOIANO - Instituto Federal Goiano - Câmpus Rio Verde) ; Colemar Antônio José Neto (IFGOIANO - Instituto Federal Goiano - Câmpus Rio Verde) ; Cintia Faria da Silva (IFGOIANO - Instituto Federal Goiano - Câmpus Rio Verde) ; Marcos Antônio Soares (UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso) ; Edson Luiz Souchie (IFGOIANO - Instituto Federal Goiano - Câmpus Rio Verde)

Resumo

O guanandi (Calophyllum brasiliense Cambess) é uma espécie arbórea que ocorre naturalmente desde a América Central até a América do Sul. No Brasil, tem alto valor econômico devido a sua larga utilização para os mais diversos fins, tais como construção civil, marcenaria e construção naval. Objetivou-se avaliar a população rizosférica e endofítica capaz de solubilizar CaHPO4, para estabelecer uma coleção de isolados, visando maximizar a formação de mudas de guanandi. Para o isolamento de microrganismos rizosféricos, foi utilizado o meio GELP adicionado de CaCl2(10%) e K2HPO4(10%). Fragmentos de raízes (10 g), com solo aderido, de planta estabelecida em área de Cerrado nativo, foram misturados em 90 mL de solução salina esterilizada (0,9%) e deixados sob agitação durante 40 minutos. Posteriormente, procedeu-se a técnica das diluições sucessivas até 10-5 com plaqueamento (método “pour plate”), em seis repetições por diluição. As placas foram incubadas a 28 ºC por 72 h, e avaliadas diariamente quanto ao número de UFC e presença de microrganismos solubilizadores de CaHPO4 indicada pela formação de um halo transparente ao redor das UFC, em contraste com o meio opaco. Para o isolamento de microrganismos endofíticos, foram utilizadas raízes mais finas, previamente desinfestadas, com o intuito de eliminar totalmente a população epífitica. As raízes foram divididas em fragmentos de aproximadamente 1 cm e inoculadas em placas de Petri, contendo meio Ágar Nutriente e BDA, para isolamento de bactérias e fungos respectivamente, sendo sete fragmentos por placa, com oito repetições. As placas foram incubadas por 72 h, a 28 ºC e avaliadas diariamente. Os isolados rizosféricos e endofíticos obtidos foram purificados. As colônias puras foram inoculadas em frascos de penicilina contendo o mesmo meio de isolamento, em triplicatas, e armazenadas em geladeira para futuros testes. A população (bactérias e fungos) rizosférica de solubilizadores de CaHPO4 foi de 1,04 x 106 UFC g solo-1, enquanto que a de não solubilizadores, foi equivalente a 1,12x107 UFC g solo-1, com predomínio de isolados bacterianos. Quanto aos endofíticos, foram obtidos 127 isolados (91 isolados bacterianos e 36 fúngicos). Conclui-se que, tanto no ambiente rizosférico como no endofítico de guanandi, há microrganismos capazes de solubilizar CaHPO4 e que o predomínio é de isolados bacterianos.


Palavras-chave:  Calophyllum brasiliense Cambess, população rizosférica, população epífitica, endofíticos, solubilizadores