XXI ALAM
Resumo:1254-2


Poster (Painel)
1254-2ANÁLISE DO CONTEÚDO RELACIONADO ÀS MICOSES SUPERFICIAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
Autores:José Monteiro dos Santos Filho (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Michellângelo Nunes da Silva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Maria José Lucena Ferreira (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Danilo Martins Roque Pereira (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Fabíola Gomes da Silva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Bruno Severo Gomes (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Micoses superficiais são infecções fúngicas localizadas nas camadas superficiais da pele e anexos, bem como nas mucosas e zonas cutâneo-mucosas. A educação é um dos fatores mais significativos para a promoção da saúde, do qual devemos ressaltar a importância do ensino, valorizando a influência do professor, assim como a utilização do livro didático, considerado o instrumento básico do trabalho pedagógico. Embora o conhecimento científico seja fundamental, ele não é suficiente no processo de ensino-aprendizagem, pois também é essencial considerar o desenvolvimento cognitivo dos estudantes e relacionar a seu cotidiano para que a aprendizagem seja significativa. O presente trabalho objetivou analisar e avaliar o conteúdo dos livros didáticos do ensino médio nos conceitos e informações que trazem sobre micoses superficiais. Para cada livro foram analisados: ano de edição, conceitos, figuras, esquemas explicativos, didática, atividades de fixação e formação cientifica. Foram analisados 12 livros de biologia, sendo oito de volume único e quatro seriados (correspondentes ao segundo ano do ensino médio). O ano de edição variou de 2002 a 2011. Entre os aspectos gerais, a maioria dos livros apresenta boa legibilidade gráfica; o texto não contribui para o desenvolvimento da autonomia, crítica, cooperação e comprometimento social. Falta contextualização, onde as atividades são desvinculadas do desenvolvimento de competências e habilidades destinadas à memorização dos conteúdos. A associação das micoses com imunodepressão é quase sempre mostrada. Alguns autores mostram as micoses superficiais de maneira conjunta, mostrando Pitiríase versicolor, candidoses, e dermatofitoses apenas com nomes populares como impinge, frieira, pé-de-atleta e tinhas. Em alguns casos os nomes científicos dos agentes etiológicos são escritos de forma errada. Alguns erros conceituais são descritos, como a definição de Pitiríase como a micose da barba e o conceito que Tinea pedis é o fungo que causa a frieira. Não observamos a associação da queratina com dermatófitos, mostrando a falta de contextualização. Os livros didáticos analisados não estão completamente aptos para serem usados como material de apoio no que diz respeito à micologia médica. Uma atualização destes ou a confecção de outros recursos didáticos e sua utilização na sala de aula pode ser uma maneira de contornar essa deficiência.


Palavras-chave:  Micoses superficiais, Livros, Biologia, Ensino médio