XXI ALAM
Resumo:1246-2


Poster (Painel)
1246-2LEVEDURAS DO GÊNERO Trichosporon ISOLADAS DE PACIENTES HOSPITALIZADOS: IDENTIFICAÇÃO FENOTÍPICA E GENOTÍPICA, PRODUÇÃO DE BIOFILME E SUSCETIBILIDADE ANTIFÚNGICA
Autores:Adriana Araújo de Almeida (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Bruno do Amaral Crispim (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Sandra Sayuri Nakamura (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Adriana Fiorini (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Alexéia Barufatti Grisolia (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Quézia Moura da Silva (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Kelly Mari Pires de Oliveira (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados)

Resumo

Trichosporon spp. são patógenos oportunistas que podem causar infecções principalmente em pacientes imunocomprometidos e submetidos a procedimentos invasivos. Infecções podem ocorrer devido à presença de dispositivos, que sugerem a atuação de materiais abióticos como substrato para adesão e crescimento de biofilmes. Além disso, o perfil de suscetibilidade aos antifúngicos destas leveduras é variável. Dessa forma, objetivou-se verificar a ocorrência de Trichosporon spp. em pacientes hospitalizados, identificar genotipicamente o gênero, verificar a produção de biofilme sobre superfície abiótica e caracterizar perfil de suscetibilidade antifúngica. Foram investigadas amostras clínicas (sangue, urina, ponta de cateteres e secreções) provenientes de pacientes internados no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados, no período de junho de 2010 a junho de 2011. Os testes de identificação fenotípica foram realizados de acordo com a metodologia clássica. A identificação das leveduras do gênero Trichosporon foi confirmada pela técnica de PCR espécie-específico por meio dos oligonucleotídeos iniciadores, que amplificam parte da região SSU (Small Subunit) do rDNA , denominados TRF e TRR. A suscetibilidade antifúngica foi realizada pela técnica de microdiluição em caldo e os antifúngicos testados foram anfotericina B, fluconazol e itraconazol. A produção de biofilme foi avaliada de acordo com a metodologia de microplacas de poliestireno. Um total de 9 leveduras do gênero Trichosporon foram obtidas somente de uroculturas e as mesmas foram confirmadas por meio da PCR que resultou em produtos amplificados de aproximadamente 170 pares de bases. Em relação à produção de biofilmes, 66,6% dos isolados produziram biofilmes na superfície do poliestireno. Todos os isolados foram sensíveis às drogas testadas, sendo que a Concentração Inibitória Mínima para anfotericina B variou 0,06 a 1 μg/mL, fluconazol 0,5 a 4 μg/mL e itraconazol 0,03 a 0,06 μg/mL. Os resultados do estudo demonstraram a ocorrência de Trichosporon sp. em pacientes internados no hospital universitário, principalmente nos casos relacionados a infecções do trato urinário. Além disso, pode-se constatar que estas podem formar biofilme em superfícies abióticas, sendo fator importante na determinação de persistência da infecção, apesar da alta sensibilidade identificada in vitro dos isolados.


Palavras-chave:  PCR, Procedimentos Invasivos, Concentração Inibitória Mínima, Microdiluição, Hospital Universitário