XXI ALAM
Resumo:1225-2


Poster (Painel)
1225-2PROSPECÇÃO DO CONHECIMENTO RELACIONADO À MICROBIOLOGIA EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO.
Autores:Hortência Farias Andrade (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Rebeca Gonçalves Melo (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Daniele Pires Cordeiro (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Gustavo Barbosa Lima (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Anthony Alves Santos Junior (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Bruno Severo Gomes (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

A microbiologia é o seguimento da biologia que estuda os micro-organismos e por isso é uma ferramenta para que os estudantes descubram sua real importância e contextualização com o cotidiano e as funções essenciais desses organismos no ambiente. Geralmente esses micro-organismos são vistos como vilões no currículo do ensino médio, apesar de apenas 2% das bactérias serem patogênicas para o homem. Outros aspectos da microbiologia devem ser enfatizados nesse nível de ensino, que é o uso indiscriminado de antibióticos, ocasionando um aumento assustador no número de linhagens resistentes a estas drogas. O presente trabalho teve por objetivo verificar o nível de conhecimento de alunos do ensino médio de uma escola da rede pública do estado de Pernambuco, em relação aos micro-organismos. As variáveis analisadas foram referente às doenças causadas por micro-organismos, aplicação na indústria e uso indiscriminado dos antibióticos. O diagnóstico foi obtido por meio de aplicação de questionário em duas turmas do 3° ano do ensino médio. O questionário foi aplicado após aprovação da gestão da escola, com assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e divulgação final dos resultados obtidos, com os alunos participantes em anonimato. O número de alunos participantes foi de 52 sendo 46% (n = 24) do sexo masculino e 54% (n = 28) do sexo feminino. A faixa etária variou de 14 a 20 anos. Quando questionados a respeito das doenças causadas por micro-organismos, 90% (n= 47) mencionaram a gripe como principal e apenas 10% (n= 5) lembraram-se de outras doenças. Quando indagados sobre a aplicação dos micro-organismos, 29% (n = 15) não sabiam de nenhuma aplicabilidade, enquanto que 71% (n = 37) sabiam alguma aplicabilidade dos micro-organismos. Um dado preocupante foi que 86% (n = 45) dos alunos não sabiam que certos antibióticos são provenientes de bactérias, enquanto que 14% (n = 7) sabiam ou já tinham ouvido falar. Diante do exposto, percebe-se a necessidade em explorar um pouco mais os conceitos da microbiologia, principalmente por ser a série de conclusão do ensino médio e pela relevância na rotina desses alunos, mostrando como os micro-organismos contribuem de forma decisiva para a preservação da diversidade biológica do nosso planeta e estão presentes de várias maneiras em nosso cotidiano, não apenas de maneira maléfica.


Palavras-chave:  Micro-organismos, Ensino Médio, Discentes, Pernambuco