XXI ALAM
Resumo:1225-1


Poster (Painel)
1225-1AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE MICROBIOLOGIA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO.
Autores:Hortência Farias Andrade (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Daniele Pires Cordeiro (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Rebeca Gonçalves Melo (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Gustavo Barbosa Lima (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Anthony Alves Santos Junior (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Bruno Severo Gomes (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

A microbiologia há algum tempo deixou de ser um tema restrito às salas de aula do ensino superior e laboratórios de pesquisa para ser tema relacionado com as questões básicas de cidadania, envolvendo várias vertentes do cotidiano. Os micro-organismos estabelecem associações com outros seres, com o solo, com a água e entre si. Como os micro-organismos são invisíveis a olho nu, os alunos do ensino fundamental apresentam dificuldades contextualização e principalmente a aplicação destes na indústria de alimentos, bebidas, medicamentos, na agricultura, entre outros. O trabalho teve como objetivo verificar o nível de conhecimento de alunos do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco. As variáveis analisadas foram: conceito de micro-organismos, sua morfologia, meios de cultura, aplicabilidade na indústria, efeitos benéficos e maléficos. O levantamento foi realizado por meio de aplicação de questionário em duas turmas do 9° ano. O questionário foi aplicado após aprovação da gestão da escola, com assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e divulgação final dos resultados obtidos, com os alunos participantes em anonimato. O número de alunos participantes foi de 39 alunos, sendo 38% (n = 15) do sexo masculino e 62% (n = 24) do sexo feminino. A faixa etária variou de 14 a 17 anos. Quando os mesmos foram questionados a respeito do que são os micro-organismos, 71% (n=28) não souberam conceitua-los e 77% não sabiam ou não apresentavam definições sobre suas morfologias. Quando indagados sobre o que é meio de cultura, 87% (n= 34) sabiam a real utilização do meio de cultura, enquanto que 13% (n=5) confundiram sua principal função. Um dado preocupante foi que 41% (n=16) dos alunos não sabiam da aplicabilidade desses seres na indústria e a maioria deles, cerca de 90% (n=35) sabia apenas dos efeitos maléficos dos micro-organismos, já que a abordagem da mídia é bastante restrita aos efeitos maléficos. Mas, o conhecimento relacionado às doenças causadas por fungos, bactérias e vírus é limitado e sem contextualização. Diante da atual situação observada, é de extrema importância uma aplicação de formas alternativas para o ensino de microbiologia, visto que Pernambuco é um estado com problemas sérios de saneamento básico, fator altamente favorável ao prevalecimento dos efeitos deletérios do mundo microbiano.


Palavras-chave:  Micro-organismos, Ensino Fundamental, Discentes, Pernambuco