XXI ALAM
Resumo:1144-2


Poster (Painel)
1144-2Peletização de Sementes de Milho (Zea mays) com Fungos Micorrízicos Arbusculares (FMA): Efeito da Concentração de Polímero sobre o Recobrimento e a Densidade de Esporos
Autores:Igor Henrique Sena da Silva (UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei) ; Rayanne Pereira de Oliveira (UNIFEMM - Centro Universitário de Sete Lagoas / UNIFEMM - Centro Universitário de Sete Lagoas) ; Ivanildo Evódio Marriel (CNPMS - Embrapa Milho e Sorgo / UNIFEMM - Centro Universitário de Sete Lagoas / CNPMS - Embrapa Milho e Sorgo) ; Christiane Abreu de Oliveira Paiva (CNPMS - Embrapa Milho e Sorgo / UNIFEMM - Centro Universitário de Sete Lagoas / CNPMS - Embrapa Milho e Sorgo / CNPMS - Embrapa Milho e Sorgo) ; Francisco Adriano de Souza (CNPMS - Embrapa Milho e Sorgo / UNIFEMM - Centro Universitário de Sete Lagoas / UNIFEMM - Centro Universitário de Sete Lagoas / CNPMS - Embrapa Milho e Sorgo)

Resumo

A simbiose estabelecida entre Fungos Micorrízicos Arbusculares (FMA) (Filo Glomeromycota) e plantas pode proporcionar aumentos significativos na produção vegetal e na redução do uso de fertilizantes. Apesar dos resultados promissores, a micorrização de culturas em larga escala tem sido pouco utilizada em campo, sendo os principais entraves dessa utilização: (1) os métodos de produção de inoculante, limitados pelo biotrofismo obrigatório do fungo, e (2) a grande quantidade de inoculante requerida. O objetivo desse trabalho foi avaliar a viabilidade da peletização de sementes de milho com propágulos de FMA, visando racionalizar o uso de inoculante. Os tratamentos com peletização foram constituídos de seis concentrações de polímero carboximetilcelulose (CMC) (0,5; 1; 2; 3; 4 e 5%), em delineamento inteiramente casualizado, com três repetições. Foram avaliadas a qualidade de recobrimento, através da agregação do propágulo à superfície, e a densidade de esporos (DE) por semente, antes do plantio. As sementes peletizadas foram plantadas e após 45 dias avaliou-se a taxa de colonização (TC) radicular. O aumento da concentração do polímero resultou em incremento do número de esporos por semente, até a dose de 4% (8,9 a 55 esporos). Este aumento na concentração de CMC afetou negativamente a TC das raízes (69,5 a 17,5 %), sugerindo um efeito inibitório deste composto sobre o estabelecimento e desenvolvimento do FMA. O método mostra-se promissor, pois possibilita carrear número considerável de esporos por semente. Porém, o veículo utilizado (CMC) causou redução da TC nas concentrações acima de 0,5%. Novas pesquisas serão conduzidas para selecionar veículos que possibilitem agregar alta densidade de propágulos por semente e que não apresentem efeito inibitório sobre o estabelecimento dos FMA. Agrademos à FAPEMIG e ao CNPq pela concessão de bolsas ao primeiro e ao segundo autor, respectivamente. À Embrapa pelo apoio financeiro e a Embrapa Milho Sorgo pela cessão da área de estudo.


Palavras-chave:  Micorrizas Arbusculares, Peletização, Taxa de Colonização