XXI ALAM
Resumo:1132-3


Poster (Painel)
1132-3ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DOS CASOS CONFIRMADOS NOTIFICADOS DE HEPATITE A NO ESTADO DE PERNAMBUCO NO PERÍODO DE 2008-2012
Autores:Gustavo Barbosa de Lima (UFPE - Universidade Federal de pernambuco) ; Rebeca Gonçalves de Melo (UFPE - Universidade Federal de pernambuco) ; Daniele Pires Cordeiro (UFPE - Universidade Federal de pernambuco) ; Hortência Farias de Andrade (UFPE - Universidade Federal de pernambuco) ; Anthony Alves dos Santos Junior (UFPE - Universidade Federal de pernambuco) ; Bruno Severo Gomes (UFPE - Universidade Federal de pernambuco)

Resumo

Hepatite A é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus VHA, transmitido por via oral-fecal de uma pessoa infectada para outra saudável, através de alimentos ou da água contaminada. A transmissão é mais comum quando há contato pessoal íntimo e prolongado dos doentes com indivíduos suscetíveis à infecção. Apenas uma minoria dos pacientes apresenta os sintomas clássicos da infecção: febre, dores musculares, cansaço, mal-estar, inapetência, náuseas e vômito. Icterícia, fezes amarelo-esbranquiçadas e urina com coloração escura são outros sinais possíveis da enfermidade. O objetivo deste trabalho foi analisar os casos de Hepatite A notificados no estado de Pernambuco no período de 2008 a 2012. Os dados utilizados foram obtidos por consultas ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN do Ministério da Saúde dos casos notificados e registrados de Hepatite A no estado de Pernambuco de 2008 até 26 de junho de 2012. Consideraram-se aspectos como Sexo, Zona Residencial, Escolaridade, Faixa Etária, Classificação Final da doença e Forma Clínica. Em relação ao sexo, 54% dos casos confirmados eram do sexo masculino e 46% do sexo feminino. A zona residencial onde a doença foi mais acometida nos últimos quatro anos foi a Urbana, com 73% dos casos. Quanto à Escolaridade 15% dos indivíduos possuíam da 1ª a 4ª série incompleta do Ensino Fundamental. Em relação à Faixa Etária, 39% dos casos confirmados eram de crianças de 5 a 9 anos de idade. A Classificação Final da doença foi de 78% dos casos confirmados em laboratório, enquanto que 22% tiveram confirmação clínico-laboratorial. A Forma Clínica da doença mais encontrada nos pacientes foi a Hepatite Aguda, com 95% dos casos confirmados. O número de casos confirmados no estado vem diminuindo a cada ano; em 2008 os casos de Hepatite A eram de 36%, enquanto que em 2009 diminuiu 5%, chegando em 31%. Em 2010 houve 14% dos casos, enquanto que em 2011 houve 15%. Até o presente momento os dados referentes a 2012 demonstram que houve 4% dos casos de Hepatite A neste ano. A diminuição do número de casos ao passar dos anos deve-se à melhoria e investimento em Saneamento Básico que aumentaram no estado de Pernambuco. Porém ainda é fundamental que haja controle dos fatores de risco para infecção e um maior investimento na vacinação contra a doença.


Palavras-chave:  Epidemiologia, Hepatite A, Pernambuco