XXI ALAM
Resumo:1125-1


Poster (Painel)
1125-1Avaliação da atividade antimicrobiana in vitro dos óleos essenciais de pimenta preta, canela e orégano através de uma técnica colorimétrica de microdiluição para determinar a concentração inibitória mínima frente à Salmonella enterica isolada de aves
Autores:Vanessa Laviniki (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Saulo Pasko (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Vladimir Pinheiro do Nascimento (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Infecções por Salmonella são responsáveis por uma ampla variedade de doenças em aves e toxinfecção em humanos. Atualmente, a indústria avícola busca novas alternativas para reduzir ou eliminar este patógeno. A atividade antimicrobiana dos óleos essenciais e seus extratos têm sido reconhecidos por muitos anos. Entretanto, ainda não se tem muitas pesquisas desta atividade frente aos isolados de Salmonella aviária. Este estudo teve por objetivo avaliar a atividade antimicrobiana in vitro dos óleos essenciais frente a isolados de Salmonella aviária usando um método colorimétrico de microdiluição para determinar a concentração inibitória mínima. Avaliaram-se os óleos de pimenta preta, de canela e de orégano frente a 23 amostras de Salmonella enterica subsp enterica sorovares Enteritidis, Heidelberg, Hadar, Typhimurium, Agona e Gallinarum. Uma diluição seriada das amostra foi feita para testar a densidade celular necessária para reduzir a resazurina em duas horas. O inóculo foi preparado usando o padrão 0,5 da escala de McFarland e diluído para produzir uma densidade celular de aproximadamente 1 ciclo de Log menor que a densidade necessária para causar redução. Os óleos foram diluídos (8%-0,003%)em agar agar 0,15%. Para o teste utilizou-se uma placa estéril de 96 poços. Na coluna 1 a 9, adicionou-se 170μl de inóculo e 20μl de óleo diluído; na coluna 10 adicionou-se 170μl de inóculo e 20μl de agar 0,15%(controle positivo); colunas 11 e 12, 170μl de inóculo e 20μl de agar 0,15%(controles negativos). As placas foram vedadas com parafilme e incubadas a 37°C por 24 horas. Após adicionou-se 10μl de solução de resazurina 0,01% nas colunas 1 a 11 e 10μl de água destilada estéril na coluna 12. Incubou-se a 37°C por duas horas e depois realizou a leitura dos MICs. O óleo essencial de pimenta preta não foi efetivo em sua maior concentração. Canela em concentração de 4% inibiu o crescimento de 51,17% das amostras, 21,14% das amostras tiveram inibição em concentrações iguais ou maiores de 8% e em 4,35% a inibição ocorreu em concentração de 2%. No teste com orégano, 82,60% das amostras tiveram inibição em concentração de 4%, 26,08% em concentração de 8% e 13,04% em concentração de 2%. O óleo essencial de orégano foi o mais efetivo contra Salmonella, mas as variações de suscetibilidade dos sorovares também devem ser consideradas, assim como a variação de composição dos óleos.


Palavras-chave:  microdiluição, óleos essenciais, resazurina, salmonella