XXI ALAM
Resumo:1121-1


Poster (Painel)
1121-1Produção de biomassa de Chlorella vulgaris em fotobiorreatores fechados – FF, no regime semi-contínuo, submetidas a três diferentes condições de cultivo
Autores:Iara Cintra de Arruda Gatti (IAPAR - INSTITUTO AGRONÔMICO DO PARANÁ) ; Maikow de Oliveira Ohara (UEL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA) ; Adriano Rausch Souto (IAPAR - INSTITUTO AGRONÔMICO DO PARANÁ)

Resumo

As microalgas tem sido motivo de diversos estudos, devido a sua importância ecológica, econômica e nutricional. A biomassa algal é uma matéria prima de alto valor agregado podendo ser utilizado na indústria alimentícia, de cosméticos, farmacêutica, ou ainda com maior destaque ser destinada à produção de biodiesel. Os diferentes sistemas de cultivo até então avaliados, sejam eles, abertos ou fechados possuem suas vantagens e desvantagens. No entanto, as formas de avaliação destes sistemas de produção de microalgas estão definidas por parâmetros de controle, os quais visam alcançar a melhor produtividade da biomassa algal. Diante disto, este trabalho teve como objetivo cultivar a microalga Chlorella vulgaris em fotobiorreatores fechados - FF, em regime hidráulico semi-contínuo, com percentuais distintos de coleta da biomassa. Para isso, foram utilizadas três unidades de FF confeccionados em vidro, com sistemas de alimentação para reposição de nutrientes e descarte quantificado. As condições de cultivo foram as seguintes: a) FF-1 - meio de cultura BBM, cuja composição foi de 50% do original, com descarte semanal de 2,5% do volume útil e, posterior reposição de meio novo, não sendo controladas as condições de temperatura e luminosidade; b) FF-2 - meio BBM, composição de 50% do original, com temperatura de 27°C e, foto período 12h/12h (claro/escuro) mantido por lâmpadas fluorescentes de 40 W mas, com retirada semanal de 5% do volume, seguido da reposição; c) FF-3 - nesta composição, utilizou-se o meio Oligo sem controle de temperatura e luminosidade, com retirada de 5% do cultivo. Salienta-se que, as unidades foram inoculadas com 10% do volume. Para controle e monitoramento do sistema, foram avaliados o pH, a densidade óptica e contagem de células, utilizando a câmara de Neubauer. As produções de biomassa nas unidades 1, 2 e 3 foram: 0,002 g.L-1.dia-1; 0,004 g.L-1.dia-1 e 0,003 g.L-1.dia -1, respectivamente. Estes resultados demosnstraram que tanto a temperatura quanto a luminosidade, promoveram um melhor rendimento da biomassa da Chlorella vulgaris, quando controladas. O meio de cultura BBM para FF-1 foi menos eficiente que o meio Oligo nas mesmas condições em FF-3, tal fato pode estar associado à deficiência de nutrientes apresentadas pelo meio BBM. Desta forma, podemos concluir que padrões já definidos de temperatura e luminosidade devem ser mantidos visando promover o incremento da produção de biomassa algal em fotobiorreatores fechados.


Palavras-chave:  controle, luminosidade, microalgas, temperatura