XXI ALAM
Resumo:1114-2


Poster (Painel)
1114-2Bioprospecção e Caracterização de Leveduras Selvagens Obtidas de Plantações de Cana-de-açúcar em Áreas Rurais de Coari-AM, Visando à Produção de Bioetanol.
Autores:Weison Lima da Silva (UFAM-ISB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Leissandra Nascimento Castelo (UFAM-ISB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Kefren Costa Branco Lima (UFAM-ISB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Sônia Maria Carvalho da Silva (UFAM-ICB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS / UFAM-ICB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Edson Junior do Carmo (UFAM-ICB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS / UFAM-ICB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Wenderson dos Santos Cid (UFAM-ISB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Thais Vieira de Souza (UFAM-ISB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Josemar Gurgel da Costa (UFAM-ISB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Messe Elmer Torres da Silva (UFAM-ISB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)

Resumo

As leveduras são microrganismos eucarióticos distribuídos em diversos ambientes naturais e apresentam uma surpreendente biodiversidade, tal fator acaba despertando o interesse industrial na exploração quanto ao potencial biotecnológico desses microrganismos. O objetivo desse trabalho foi isolar e caracterizar leveduras selvagens obtidas de caldo de cana-de-açúcar de plantações de áreas rurais de Coari, visando à produção de bioetanol. Utilizou-se meio PDA com 0,5% de clorafenicol para seleção e isolamento das leveduras. Vinte e quatro linhagens foram isoladas e caracterizadas quanto à fermentação e assimilação de três açúcares (sacarose, 3%; glicose 3%; xilose 3%), usando tubos de ensaio e tubos de Durhan invertidos o referido teste é conhecido como zimograma. Também, foi testada a tolerância ao etanol (20% v/v) e o uso do amido em meio líquido e ágar-amido. Baseado no teste de fermentação e assimilação dos açúcares empregados, a linhagem JLV4 foi escolhida para o teste de produção de bioetanol. O meio utilizado para o ensaio visando a produção de etanol continha os seguintes reagentes 40g de glicose/ 0,2g(KH2PO4), 0,2 g (MgSO4), 0,2g (CaCl2.H2O), 0,1g (extrato de levedura), 200ml de água destilada estéril. O Erlenmeyer contendo o meio mais o inoculo (2g de peso úmido) acoplado ao fermentômetro foi colocado, sob agitação em incubadora shaker (150 rpm, 24°C) durante 7 dias. Das 24 linhagens, 19 fermentaram e assimilaram sacarose, 19 fermentaram e assimilaram glicose e nenhuma fermentou e nenhuma assimilou xilose. Quanto à tolerância a etanol, apenas 8 cepas mostraram tolerância onde está inclusa também a JLV4 . Em relação à utilização do amido, nenhuma levedura assimilou este substrato como única fonte de carbono. Sobre a produção de bioetanol em fermentômetro, baseado nas pesagens do sistema (Erlenmeyer mais fermentômetro) e na estequiometria do consumo metabólico da glicose, foi possível calcular a produção teórica de etanol e CO2, indicados pelos seguintes valores 84,49g de etanol, e 80,85g de CO2. Esses valores indicam uma produção baixa, tendo em vista que se trata de leveduras selvagens. Apesar disso, cepas selvagens podem ser melhoradas através de métodos da genética clássica ou pela engenharia genética, visando assim um aumento significativo na produção de bioetanol. Novos ensaios serão realizados para testar o potencial das demais linhagens em relação à produção de bioetanol.


Palavras-chave:  caracterização, leveduras, selvagens