XXI ALAM
Resumo:1068-1


Poster (Painel)
1068-1PERFIL DE INFECÇÃO POR Candida albicans E NÃO-albicans EM URINOCULTURAS DE PACIENTES INTERNADOS NO CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL DA REGIÃO SUL DA BAHIA
Autores:Flamélia Carla Silva Oliveira (HCMF - Laboratório de Microbiologia/Hospital Calixto Midlej Filho) ; Danyelle Alves Martins Assis (HCMF - Laboratório de Microbiologia/Hospital Calixto Midlej Filho) ; Gabriela de Melo Franco (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Spencer Silva Santos (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Galileu Barbosa Costa (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Maria Helena dos Santos Batista Borges (HCMF - Centro de Terapia Intensiva/Hospital Calixto Midlej Filho) ; Patrícia Couto Macêdo (HCMF - Centro de Terapia Intensiva/Hospital Calixto Midlej Filho) ; Clóvis Nunes de Aquino Júnior (HCMF - Centro de Terapia Intensiva/Hospital Calixto Midlej Filho)

Resumo

As infecções do trato urinário (ITU) são uma das doenças mais comuns, especialmente em mulheres jovens e sexualmente ativas, e se caracterizam pela presença de micro-organismos no trato urinário. A maioria das ITU é comunitária, sendo principalmente causadas por Escherichia coli, além de outras enterobactérias. As leveduras do gênero Candida são um exemplo de micro-organismo que causa ITU e, em situações onde a resistência do hospedeiro está comprometida, o fungo pode tornar-se patogênico. Candida albicans é a espécie mais frequentemente descrita em casos de infecções hospitalares em diversos países, porém, outras espécies como C. tropicalis, C. parapsilosis, e C. glabrata também apresentam altas prevalências. O objetivo deste estudo foi verificar a presença de Candida sp em ITUs de pacientes internados no CTI de um hospital da região sul da Bahia. Durante o período de janeiro a junho de 2012 foram identificadas 13 amostras de urina com isolamento de Candida sp, as quais foram semeadas em ágar Sabouraud com incubação a 37°C por 24-48 horas e submetidas à prova do tubo germinativo. As colônias de aspectos característicos de Candida sp foram subcultivadas no meio CHROMagar®Candida também a 37°C por 24-48 horas para avaliação fenotípica e identificação das espécies. De todos os pacientes avaliados 12 (92,3%) apresentaram diagnóstico de infecção por Candida albicans e apenas 1 (7,7%) por Candida tropicalis. Além disso, todos os indivíduos estavam sob terapia antibiótica, fizeram o uso de sonda vesical de demora e cateter para acesso venoso central do tipo duplo lúmen. Vale ressaltar que 84,6% dos indivíduos foram submetidos à ventilação mecânica, enquanto 30,7% fizeram o uso de cateter de sorense. É importante acrescentar que, previamente ao diagnóstico de ITU, os pacientes foram submetidos ao CTI por apresentarem quadros de infecção respiratória, AVC, miocardiopatia, politraumatismo, estenose de esôfago e câncer de próstata, além de um indivíduo que havia realizado cirurgia cardíaca. A ocorrência de leveduras do gênero Candida em ambientes hospitalares é fator adicional de risco à saúde dos pacientes internados, sendo de fundamental importância sua identificação precisa pelas características distintas que cada espécie apresenta como fatores de virulência e susceptibilidade a antifúngicos.


Palavras-chave:  Infecção urinária, Candida sp, CTI, fatores de risco