XXI ALAM
Resumo:1065-1


Poster (Painel)
1065-1Bioatividade in vitro da planta, Pimenta pseudocaryophyllus (Gomes) L.R. Landrum (Myrtaceae) sobre Candida spp e Cryptococcus neoformans
Autores:Flávio Ezzeddine El Assal (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Joelma Abadia Marciano de Paula (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Fernando Yano Abrão (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Orionalda de Fátima Lisboa Fernandes (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Lúcia Kioko Hasimoto E Souza (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; José Realino de Paula (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Maria do Rosário Rodrigues Silva (UFG - Universidade Federal de Goiás)

Resumo

Introdução O tratamento das infecções fúngicas não é sempre efetivo, pois os antifúngicos disponíveis produzem recorrência e podem apresentar importante toxicidade. Diante desse fato, a busca por novos agentes antifúngicos mais ativos, com menor efeito tóxico e de baixo custo tem sido de grande importância. Neste contexto, os produtos naturais podem servir como alternativas de tratamento para as infecções fúngicas. Pimenta pseudocaryophyllus (Gomes), da familia Myrtaceae planta presente na flora brasileira, popularmente conhecida como craveiro-do-mato ou chá-de-bugre, apresenta em sua constituição substâncias de composição química muito complexa, originadas do metabolismo secundário, destacando-se a presença de flavonoides e traços de heterosideos antraquinônicos, provavelmente os responsáveis pela sua natureza antimicrobiana. Prévios experimentos, através de microdiluição em caldo sobre fungos dos gêneros Candida e Cryptococcus, revelaram maior atividade antifúngica do extrato bruto e das frações acetato de etila e aquosa. O presente trabalho visa determinar os possíveis mecanismos de ação de P. pseudocaryophyllus sobre fungos dos gêneros Candida e Cryptococcus. Materiais e Métodos Para detecção do mecanismo de ação foi utilizada a citometria de fluxo. Neste método foram usados dois marcadores: Iodeto de propidio (PI), para detectar efeitos na membrana, e o FUN-1(2-chloro-4-(2,3-dihydro-3-methyl-(benzo-1,3-thiazol-2-yl)-methylidene) para alterações no metabolismo das leveduras ATCC 22019 de Candida parapsilosis e ATCC 28957 de Cryptococcus neoformans var. neoformans. Discussão dos resultados As frações e o extrato bruto de P. pseudocariophyllus mostraram inibição do metabolismo da célula fúngica, sendo que para o extrato bruto foi verificada também a capacidade de lesionar a membrana plasmática das leveduras avaliadas. Resultados semelhantes foram encontrados para produtos originados da planta Origanum vulgare, onde o extrato bruto mostrou-se com efeitos superiores aos produtos isolados. Conclusão Produtos de P. pseudocaryophyllus apresentaram considerável ação antifúngica, sendo que o extrato bruto demonstra potencial para compor um medicamento fitoterápico no futuro.


Palavras-chave:  Antifúngicos, Candida, Cryptococcus, Pimenta pseudocaryophyllus