XXI ALAM
Resumo:1021-1


Poster (Painel)
1021-1AVALIAÇÃO IN VITRO DE EFEITOS CITOTÓXICOS E MORFOLÓGICOS DE AMINODERIVADOS DO ANIDRIDO SUCCÍNICO EM CÉLULAS MA-104
Autores:Regina Gomes Assenço Assenço (UFOP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO / UFSJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REYRE / UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Maria Célia da Silva Lanna Lanna (UFOP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO) ; Sidney Augusto Vieira Filho Vieira (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Letícia Gomes Barcelos Barcelos (UFOP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO) ; Eduardo da Costa Marçal Marçal (UFOP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO)

Resumo

Nos últimos 25 anos, os avanços ocorridos na química sintética, biotecnologia e nas ciências médicas levaram a obtenção de novos fármacos muitos dos quais de origem vegetal ou derivados de produtos naturais. Lange e colaboradores (1977) descreveram um procedimento bastante versátil que possibilitou a obtenção de vários derivados succinimídicos. Os derivados da N-hidroxisuccinimida foram sintetizados através da conversão do ácido fenil-succínico apropriado, ao respectivo anidrido, utilizando cloreto de acetila e posterior reação do anidrido com a amina desejada. Uma forma alternativa envolve a adição da amina apropriada ao ácido fenil-succinimídico levando à formação de diferentes succinimidas.Foi feito um estudo da relação da estrutura química versus atividade citotóxica através de testes in vitro. Os aminoderivados foram sintetizados por meio da reação de anidrido succínico com uma série de aminas, e caracterizados por temperatura de fusão, análise elementar, coeficiente de retenção e por espectrometria no Infravermelho, Ultravioleta e de Ressonância Magnética Nuclear de 1H e de 13C.. Depois de 90% de confluência as células MA-104 (derivadas de rim de macaco Rhesus neonato) foram expostas, em triplicata, a 4 diferentes concentrações destas soluções numa placa de 96 poços para estabelecer a citotoxicidade de cada amostra. Após três dias foi utilizado o método de MTT [3-(4,5-dimetiltiazol-2-il)-2-5-difeniltetrazólio brometo) para expressar a concentração que reduz a viabilidade celular em 50% (CC50). Os aminoderivados apresentaram CC50 estimado muito superior às condições experimentais a que foram expostos variando entre 1247 e 315,4µg/ mL. A avaliação morfológica confirmou o efeito dose dependente demonstrado pelo MTT. Através dos ensaios, foi possível identificar que o uso de aminoderivados do anidrido succínico é relativamente seguro como medicamento devido à baixa citotoxicidade.


Palavras-chave:  aminoderivados, citotoxicidade, anidrido succinico