XXI ALAM
Resumo:1014-1


Poster (Painel)
1014-1INVESTIGAÇÃO DA PRESENÇA DE MYCOBACTERIUM LEPRAE EM COLEÇÕES DE ÁGUAS AMBIENTAIS DOS MUNICÍPIOS DE JUAZEIRO DO NORTE, CRATO E SOBRAL.
Autores:Maria Luísa Bezerra de Macedo (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Maísa Viana de Holanda (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Thais Eveline Oliveira dos Santos (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Lívia Érika Carlos Marques (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; José Antonio Beltrão Sabadia (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Cristiane Cunha Frota (UFC - Universidade Federal do Ceará)

Resumo

INTRODUÇÃO. A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. No Ceará é observado o aumento do número de casos novos de hanseníase. A infecção de indivíduos suscetíveis acontece principalmente pela inalação de bacilos eliminados pelas vias aéreas superiores de pacientes multibacilares. A transmissão é influenciada por fatores genéticos do hospedeiro, estado nutricional, vacinação com BCG e taxa de exposição ao M. leprae ou outras micobactérias. Acredita-se que o contato com fatores ambientais sejam possíveis fontes de infecção, como a água, o solo e alguns animais. O papel exato do ambiente na dinâmica de transmissão ainda é especulativo. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar a presença do M. leprae em amostras de água coletadas em áreas endêmicas dos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Sobral. MATERIAIS E MÉTODOS. Foram coletadas cinco amostras de dezessete reservatórios de água, totalizando 85 amostras. As amostras coletadas foram provenientes de açudes, riachos, rios e balneários recreativos. O DNA do M. leprae foi extraído com o kit PowerWater DNA Isolation (Mo Bio) e a PCR para a amplificação dos ácidos nucléicos foi feita através do kit Master Mix Qiagen. O produto gerado foi de 187pb relativo ao gene gyrA visualizado em gel de agarose a 1%. O produto de DNA das amostras PCR positivas foi submetido a análise por sequenciamento em ABI PRISM® 310 Genetic Analyzer. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS. O DNA do M. leprae foi detectado em todos os municípios estudados. O município de Juazeiro apresentou 17 amostras positivas (17/25), correspondendo a uma positividade de 68%, os municípios de Crato e Sobral apresentaram cinco e 14 amostras positivas cada um (5/20 e 14/40), apresentando 25% e 35% de positividade, representando ao todo 76,5% de positividade nas amostras coletadas. O produto de PCR da região gyrA foi confirmado por seqüenciamento e BLAST. CONCLUSÃO. Este estudo indica a presença de DNA de M. leprae nas amostras de águas ambientais. Diante disso, as coleções de água dos municípios estudados representam possíveis reservatórios do bacilo e fonte de transmissão da doença para a comunidade. Fonte de Financiamento: CNPq Projeto 577028/2008-1


Palavras-chave:  Água ambiental, DNA, Mycobacterium leprae