XXI ALAM
Resumo:1000-2


Prêmio
1000-2ANÁLISE DO POTENCIAL IMUNOGÊNICO DE PEPTÍDEOS SINTÉTICOS TETRAVALENTES CONSTRUIDOS A PARTIR DA PROTEINA E DO DENGUE VIRUS EM MODELO MURINO
Autores:Lauro César Felipe da Costa (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Raissa Prado Rocha (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Clauden José Chaib Zanolli Júnior (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Luiz Cosme Cotta Malaquias (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Luiz Felipe Leomil Coelho (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas)

Resumo

Brasil é uma das regiões mais afetadas no Mundo pela dengue, sendo responsável por aproximadamente 60% das notificações nas Américas. Estimativas da Organização Mundial de Saúde indicam que 40% da população mundial vivem em áreas de risco para dengue. Apesar da magnitude do problema, até o presente momento não existe uma vacina licenciada para prevenir a doença. Os atuais candidatos à vacina para a dengue constituem-se de vacinas compostas de vírus vivos atenuados, vírus quiméricos atenuados, vírus inativados, vacinas de subunidades protéicas e vacinas de DNA. É desejável que estas vacinas tenham grande capacidade imunogênica, sejam tetravalentes, sejam pouco reativas e ofereçam proteção prolongada. Desta forma, pretendemos avaliar o potencial imunogênico de três peptídeos tetravalentes sintéticos denominados de Pep01, Pep02 e Pep03 em induzir anticorpos do tipo IgG em modelo murino. Estes peptídeos são compostos por sequencias de aminoácidos presentes somente no grupo do Dengue vírus (DENV), são extremamente conservados entre os quatro sorotipos de DENV (vários isolados mundiais), possuem alta afinidade para a ligação à MHC classe II e estão expostos quando a proteína E se encontra tanto na forma de dímeros ou trímeros. Camundongos Swiss-Webster (n=5 por grupo) foram imunizados com pela via subcutânea com três doses de 100 microgramas dos peptídeos em intervalos de 7 dias na presença de adjuvante de Freud incompleto. Após 21 dias da última imunização, o sangue dos animais foi obtido por punção cardíaca para obtenção de soro. A titulação de anticorpos IgG contra os peptídeos foi realizada por ensaios imunoenzimáticos do tipo ELISA usando os peptídeos como antígenos. O título de anticorpos IgG anti-Pep01 foi de 80 unidades. O título de anticorpos IgG anti-Pep02 foi de 160 unidades e já o título de anticorpos IgG ati-Pep03 foi maior do que 2560 unidades. Os resultados mostram que os três peptídeos tetravalentes foram capazes de induzir a produção de anticorpos IgG sendo que o peptídeo Pep03 se mostrou o mais imunogênico dos três. Futuros estudos deverão ser conduzidos para avaliar o potencial destes peptídeos em neutralizar ou potencializar a infecção por dengue vírus.


Palavras-chave:  dengue vírus, peptídeos, vacina