XXI ALAM
Resumo:989-1


Poster (Painel)
989-1UTILIZAÇÃO PROFILÁTICA DO BACTERIÓFAGO FELIX O-1 (VARIANTE LARGE PLAQUE) EM INFECÇÃO EXPERIMENTAL POR SALMONELLA ENTERITIDIS EM CAMUNDONGOS RESISTENTES
Autores:Bianca Mendes Maciel (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Nammalwar Sriranganathan (VMRCVM - Virginia-Maryland regional College of Veterinary Medicine) ; Rachel Passos Rezende (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz)

Resumo

As infecções causadas pela Salmonella enterica subsp. enterica correspondem às doenças transmitidas por alimentos mais prevalentes mundialmente, principalmente por estarem associadas à ausência de doença clínica em animais resistentes, que acabam por contaminar de forma silenciosa os rebanhos, os alimentos, o ambiente e o homem. O objetivo deste trabalho foi avaliar a utilização profilática do bacteriófago Felix O-1 (variante large plaque) como estratégia de controle de Salmonella enterica subsp. enterica sorotipo Enteritidis em camundongos resistentes. Por ser específico para 92 a 98% de todos os sorotipos de Salmonella, este fago é um potencial candidato para o controle deste patógeno. Sessenta e quatro camundongos C57Bl/6-Bcgr), seis semanas de idade, foram utilizados neste estudo. No primeiro grupo, vinte e quatro animais foram inoculados por via intragástrica com a dose de 5 x 108 ufc de Salmonella Enteritidis fagotipo 1 (SE PT1). No segundo grupo (grupo desafio) 5 x 109 ufp do bacteriófago Felix O-1 variante large plaque foi administrada também por via intragástrica quatro horas antes da inoculação da bactéria. Nos intervalos de 24 horas, 48 h, 72 h, 96 h, 120 h, 10 dias, 15 d e 28 d pós-inoculação (PI) os camundongos foram sacrificados (três animais por grupo em cada intervalo de tempo) e coletados sangue, baço, fígado, porções do jejuno, íleo e ceco, conteúdo intestinal da porção íleo-cecal e fezes para a detecção de SE PT1 através do método tradicioal de cultivo bacteriológico e quantificação bacteriana através da técnica de PCR quantitativo em tempo real. Dezesseis animais foram igualmente inoculados com água destilada estéril e dois animais em cada intervalo PI foram sacrificados como controle negativo. Após a utilização profilática do bacteriófago Felix O-1 variante large plaque, a bactéria não foi detectada pelo cultivo em até 5 d PI em nenhum tecido estudado. Já no grupo inoculado somente com SE PT1, a bactéria permaneceu circulante por 28 dias. Através da PCR quantitativa em tempo real, foi observada uma diminuiçao significativa na quantidade de bactérias eliminadas pelas fezes no grupo desafio. Estes resultados demonstram que o bacteriófago Felix O-1 variante large plaque foi capaz de diminuir o título de SE PT1 em camundongos resistentes e, portanto, poderão servir como base para futuros experimentos que visem a fago-profilaxia em estratégias alternativas de controle Salmonella em animais de produção.


Palavras-chave:  Estratégias de controle, Fago-profilaxia, Infecção latente, Portador assintomático, Salmonelose