XXI ALAM
Resumo:883-1


Poster (Painel)
883-1CARACTERIZAÇÃO DOS GENES aapP E nopP DE Bradyrhizobium japonicum RELACIONADOS À EFICIÊNCIA NA FIXAÇÃO BIOLÓGICA DO NITROGÊNIO COM A SOJA EM ESTIRPES CONTRASTANTES PARA ESTA CARACTERÍSTICA
Autores:Camila Mira Coelho (UNIPAR - Universidade Paranaense) ; Jhonatan Gonçalves Perin (UNIPAR - Universidade Paranaense) ; Camila Medeiros (UNIPAR - Universidade Paranaense) ; Wesley Aparecido Santello (UNIPAR - Universidade Paranaense) ; Weslen Diego Martinez (UNIPAR - Universidade Paranaense) ; Mariangela Hungria da Cunha (EMBRAPA SOJA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) ; Fernando Gomes Barcellos (UNIPAR - Universidade Paranaense)

Resumo

A soja é a leguminosa de maior importância comercial no Brasil, apresentando alta quantidade de proteínas nos grãos é considerada uma das principais fontes de óleo vegetal no mundo. No Brasil, o uso do processo de Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN), tem contribuído para a viabilidade econômica desta cultura. A FBN na soja ocorre com o uso de inoculantes contendo estirpes selecionadas de bactérias do gênero Bradyrhizobium. No entanto, devido ao constante aprimoramento das práticas agrícolas, bem como ao lançamento de cultivares mais produtivas e adaptadas às diferentes condições ambientais, é necessário a busca por estirpes de Bradyrhizobium cada vez mais eficientes no processo de FBN com a soja. Para isso, faz-se necessário a identificação de genes relacionados aos processos de eficiência na FBN com a soja, para o uso como marcadores moleculares nos programas de seleção de estirpes mais eficientes para este processo. Desta forma, este estudo teve como objetivo identificar a presença de polimorfismos, através da técnica de PCR-RFLP, na sequência dos genes aapP e nopP, identificados previamente na estirpe S 370 como relacionados à eficiência na FBN, em treze estirpes de B. japonicum contrastantes para esta característica e a possibilidade do uso destes genes como marcadores na seleção de estirpes de Bradyrhizobium japonicum mais eficientes no processo de FBN com a soja. Os genes aapP e nopP foram amplificados com o uso de primers construídos com base no genoma da estirpe USDA 110 de B. japonicum. Os produtos de amplificação por PCR dos genes aapP e nopP foram digeridos com três diferentes enzimas de restrição e analisados após eletroforese em gel de agarose a 3%. Os resultados obtidos nas análises de PCR-RFLP demonstraram uma alta conservação nas sequências do genes aapP entre as estipes de B. japonicum analisadas, não sendo possível a identificação de polimorfismos. Com base na comparação por similaridade entre sequências nucleotídicas dos genes aapP e nopP, obtidas a partir do banco de dados GenBank, provenientes de diferentes espécies de rizóbios, foi identificada uma alta conservação deste gene entre as espécies analisadas. A conservação na sequência nucleotídica destes genes pode estar relacionada com a função adaptativa que estes possam exercer durante o processo evolutivo das espécies de rizóbios.


Palavras-chave:  Bradyrhizobium japonicum, FIXAÇÃO BIOLÓGICA DO NITROGÊNIO, PCR-RFLP