XXI ALAM
Resumo:856-1


Poster (Painel)
856-1Integrons de classe 1 em cepas de Klebsiella pneumoniae pertencentes ao complexo clonal 11 (ST11, ST340, ST437 e ST757) produtoras de carbapenemase do tipo KPC isoladas em diferentes estados brasileiros.
Autores:Polyana Silva Pereira (LAPIH-IOC-FIOCRUZ - Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar-IOC- FIOCRUZ) ; Carlos Felipe Machado de Araújo (LAPIH-IOC-FIOCRUZ - Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar-IOC- FIOCRUZ) ; Viviane Zahner (LAPIH-IOC-FIOCRUZ - Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar-IOC- FIOCRUZ) ; Marise Dutra Asensi (LAPIH-IOC-FIOCRUZ - Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar-IOC- FIOCRUZ) ; Ana Paula D'alincourt Carvalho-assef (LAPIH-IOC-FIOCRUZ - Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar-IOC- FIOCRUZ)

Resumo

Klebsiella pneumoniae produtora de KPC pertencentes ao complexo clonal 11 (CC11) tem se tornado um grande problema mundial. A maioria destas amostras também é resistente a outras classes de antibióticos o que dificulta o tratamento destas infecções. Muitos desses genes estão localizados em elementos genéticos móveis como integrons. Assim, os objetivos desse estudo foram investigar a presença de integrons de classe 1 em cepas de K.pneumoniae pertencentes ao CC 11 (ST11, ST340, ST437 e ST757) produtoras de KPC isoladas em diferentes estados brasileiros. Seis cepas foram incluídas no estudo: ST11 (n=3: Ceará-sangue; Pernambuco-urina e Rio de Janeiro-sangue), ST340 (Espírito Santo; líquido pancreático), ST437 (Rio de Janeiro; urina) e ST757 (Ceará; sangue). A pesquisa de integrase tipo 1 foi realizada através de PCR, onde todas as amostras se mostraram positivas. Para identificação dos cassetes gênicos inseridos na região variável do integron de classe 1, realizamos reações de PCR seguidas de sequenciamento. As cepas do ST11 apresentaram 2 integrons de classe 1 com região variável de 1,2 e 3kb. Nessas cepas, foram encontrados diferentes subtipos da acetiltransferase AAC(6’), que causa resistência a aminoglicosídeos. Na cepa CCBH 6370, foram encontrados os genes aac(6’)-Ib e blaoxa-2 (resistência a beta-lactâmicos de pequeno espectro); CCBH6740: aac(6’)-Iq e aadA1 (adeniltransferase, que causa resistência a aminoglicosídeos) e CCBH6798: aac(6’)-Ib e orf1 (função desconhecida). Nas cepas do ST757 (CCBH 6354) e do ST437 (CCBH3589), amplificou-se um integron com região variável de 1 kb, correspondendo ao cassete aadA2 (adeniltransferase, associada a resistência a aminoglicosídeos). Na cepa do ST340 (integron com região variável de 700pb), observou-se arr-4 (resistência a rifampicina). Apesar das cepas serem filogeneticamente relacionadas, observamos variações em relação aos cassetes gênicos. A observação de integrons carreando genes de resistência a aminoglicosídeos em amostras produtoras de KPC é um fator preocupante, pois essas drogas poderiam ser utilizadas para o tratamento dessas infecções. Este achado leva à reflexão sobre a possibilidade do uso clínico de beta-lactâmicos e/ou aminoglicosídeos acarretar um aumento da pressão seletiva sobre amostras multirresistentes e para a possível transferência destes cassetes de genes para amostras sensíveis.


Palavras-chave:  Integrons classe 1, KPC, Klebsiella pneumoniae, CC11, Brasil