XXI ALAM
Resumo:834-2


Poster (Painel)
834-2CARACTERIZAÇÃO DOS EUCARIOTOS EM SISTEMAS DE LODOS ATIVADOS TRATANDO ÁGUA RESIDUÁRIA COMBINADA DE LIXIVIADO DE ATERRO E ESGOTO SANITÁRIO
Autores:Edilincon Martins de Albuquerque (USP - Escola de Engenharia de São Carlos (SHS)) ; Eloisa Pozzi (USP - Escola de Engenharia de São Carlos (SHS)) ; Isabel Kimiko Sakamoto (USP - Escola de Engenharia de São Carlos (SHS)) ; Jurandyr Povinelli (USP - Escola de Engenharia de São Carlos (SHS))

Resumo

Um dos principais resíduos gerados dos aterros é o lixiviado o qual possui elevada concentração de matéria orgânica biodegradável e refratária, de nitrogênio amoniacal e metais pesados. O tratamento combinado de lixiviado/esgoto sanitário tem sido utilizado em estações de tratamento de esgoto, entretanto as porcentagens de mistura dos dois componentes são questionadas. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência do tratamento combinado em sistemas de lodos ativados, analisando-se a remoção de matéria orgânica (DBO, DQO e COD), nitrogênio e caracterizar os organismos eucariotos indicadores da estabilização da matéria orgânica. A caracterização da microbiota eucarionte do reator foi feita por exames microscópicos e pela técnica de Eletroforese em Gel com Gradiente Desnaturante (DGGE). Os experimentos foram realizados em reatores de escala de bancada (10L) e regime de batelada, com lixiviado bruto e pré-tratado por alcalinização e air stripping para a remoção do excesso de nitrogênio amoniacal. As águas residuárias resultaram da composição de lixiviado bruto/esgoto e de lixiviado pré-tratado/esgoto. As proporções volumétricas testadas foram de 2% e 5% para cada tipo de lixiviado. A proporção de 2% do pré-tratado mostrou ser a mais viável tecnicamente, com remoção de DBO, DQO, COD e N amoniacal em torno de 97, 82, 60 e 95% respectivamente. Os perfis de bandas do DGGE mostraram um coeficiente de similaridade (Cs) de 26% entre as amostras de lodo do reator com lixiviado bruto e pré-tratado. Os ensaios com ambas as proporções volumétricas estudadas (2% e 5%) com a mistura lixiviado pré-tratado/esgoto, indicaram maior Cs (76%) entre os eucariotos do que nos ensaios com o lixiviado bruto/esgoto (Cs de 48%). Os exames microscópicos revelaram maior diversidade de eucariotos nos ensaios com o lixiviado pré-tratado com morfologias de organismos indicadores de elevada eficiência de remoção de matéria orgânica e nitrificação tais como: protozoários rizópodes semelhantes à Arcella sp e Euglypha sp; ciliados livres semelhantes à Aspidisca sp; ciliados pedunculados semelhantes à Vorticella sp, Opercularia sp e Epistylis sp; rotíferos e nemátodos.


Palavras-chave:  água residuária, esgoto sanitário, eucatiotos, lixiviado de aterro, lodos ativados