XXI ALAM
Resumo:830-2


Poster (Painel)
830-2BACTÉRIAS TOTAIS DE SOLO CULTIVADO COM CANA-DE-AÇÚCAR NA REGIÃO DE DOURADOS SOB APLICAÇÃO DE FIPRONIL RESISTENTES A DIFERENTES ANTIBIÓTICOS
Autores:Priscila Leocadia Rosa Dourado (FACET/UFGD - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia) ; Monyque Palagano da Rocha (FACET/UFGD - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia) ; Kelly Mari Pires de Oliveira (FCBA/UFGD - Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais) ; Gisele Jane de Jesus (FCBA/UFGD - Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais) ; Ivana Giuly Tavares Flores da Silva (FCBA/UFGD - Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais) ; Alexéia Barufatti Grisolia (FCBA/UFGD - Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais)

Resumo

O Brasil apresenta tradição no cultivo de cana-de-açúcar e atualmente é um dos maiores produtores mundiais desta cultura. Dessa forma, quantidades expressivas de insumos agrícolas vêm sendo usados e a qualidade do solo é a propriedade biológica mais prejudicada. Assim, o uso de testes de antibiograma como indicador para verificar a qualidade do solo é amplamente significativo. Com isso, esse trabalho teve como objetivo isolar e caracterizar morfologicamente as diferentes bactérias encontradas no solo com cultivo de cana-de-açúcar e selecionar antibióticos para o controle desses microrganismos. As amostras de solo foram coletadas em uma área experimental de 2.500 m² (50 x 50m), na Embrapa Agropecuária Oeste do município de Dourados/ MS, após aplicação de fipronil e então, foram diluídas em solução salina esterilizadas até o volume de 50 ml aproximadamente e inoculadas 0,1 ml de cada diluição por placa. Para o crescimento bacteriano em meio sólido foi utilizado o Ágar nutriente, preparado com água destilada e autoclavado, seguindo as condições necessárias de assepsia de modo a evitar contaminações. As colônias foram isoladas pela técnica de esgotamento em estrias e incubadas para o crescimento em um prazo de até três dias. Posteriormente ao crescimento bacteriano, foram feitos esfregaços nas lâminas e submetidos à técnica de coloração de gram, a fim de caracterizar as bactérias quanto suas características morfológicas em positivas ou negativas. Para os testes de antibiograma foram utilizados oito tipos diferenciados de discos de papel com os seguintes antibióticos, Amicacina 30 mg (AMI); Vancomicina 30 mg (VAN); Ceftriaxona 30 mg (CRO); Gentamicina 10 mg (GEN); Penicilina 10 mg (PEN); Cefoxitina 30 mg (CFO); Clindamicina 2 mg (CLI); Estreptomicina (EST), sendo que em cada placa foram colocados quatro discos diferentes, assepticamente e então encubadas. A sensibilidade do isolado bacteriano ao antibiótico foi avaliada após 24 horas de incubação, determinando-se o tamanho do halo de inibição. Assim, comparando os resultados, sugere-se que a quantidade de bactérias determinadas no estudo apresentou variação significativa entre os diferentes antibióticos testados, de maneira que os halos de inibição, na maioria das vezes, foram inibidos igual ou superior a um cm de diâmetro, o que mostra eficácia dos antibióticos testados. Contudo, poucos estudos ainda foram feitos sobre o assunto e considerando o aumento da produção agrícola, esses testes são considerados ferramentas importantes para o controle dos microrganismos patogênicos.


Palavras-chave:  Cana-de-açúcar, Microbiota do solo, Teste de Antibiose