XXI ALAM
Resumo:819-1


Poster (Painel)
819-1O MG-RAST no estudo Metagenômico entre as Microbiotas Intestinais de Camundongos Sadios, Obesos e Portadores de Diabetes Mellitus Tipo 2.
Autores:Murillo Lino Bution (UNICAMP - Universidade de Campinas) ; Márcio José da Silva (UNICAMP - Universidade de Campinas / UNICAMP - Universidade de Campinas) ; Lício Velloso (UNICAMP - Universidade de Campinas) ; Janaína Luisa Leite (UNICAMP - Universidade de Campinas) ; Wanderley Dias da Silveira (UNICAMP - Universidade de Campinas)

Resumo

Estudos demonstram que um determinado grupo de bactérias intestinais pode, em certas situações, iniciar um desequilíbrio metabólico que quase sempre leva ao que se tornou em apenas duas ou três décadas um dos mais importantes problemas de saúde pública do mundo: o desenvolvimento de diabetes e obesidade, que atingem, respectivamente, 350 milhões e 500 milhões de pessoas. Em experimentos com camundongos, tem se observado que por trás da resistência à insulina podem estar as bactérias do filo Firmicutes, grupo que reúne dezenas de espécies e, ao lado de outros grupos de bactérias, constitui a microbiota intestinal. O aumento da proporção de Firmicutes na microbiota parece influenciar o surgimento de diabetes e obesidade de duas maneiras. A primeira é por melhorar a capacidade de extrair energia dos alimentos. Algumas espécies de Firmicutes quebram longas moléculas de açúcares (polissacarídeos) encontrados em cereais, frutas e verduras, que de outro modo não seriam aproveitados pelo corpo. A segunda é por contribuírem para o desenvolvimento de uma inflamação sutil, típica da obesidade, que se espalha pelo organismo e interfere no aproveitamento da insulina. Neste estudo em particular, bibliotecas de clones foram sequenciadas para identificar a composição da microbiota presente em camundongos sadios, obesos e portadores de diabetes mellitus do tipo 2, induzidos mediante dieta hiperlipídica fornecida ad libitum. Utilizando sites de análise metagenômica (RDP e MG-RAST), comparamos o perfil da diversidade nas microbiotas em questão. Neste estudo, estas abordagens moleculares foram utilizadas visando contribuir para um melhor conhecimento das características existentes entre a microbiota intestinal de camundongos sadios, obesos, portadores de Diabetes mellitus do tipo 2 e seus respectivos hospedeiros.


Palavras-chave:  Microbiota Intestinal, MG-RAST, RDP, Obesidade, Diabetes Mellitus do Tipo 2