XXI ALAM
Resumo:814-1


Poster (Painel)
814-1Impacto da gravidade clínica e outros fatores de risco na etiologia e evolução de pacientes com pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV).
Autores:Sabrina Royer (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Paulo Pinto Gontijo Filho (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo

Introdução: As PAVs estão entre as infecções hospitalares mais frequentes em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de adultos e estão relacionados com mortalidade elevada, internação prolongada e altos custos. Objetivos: Verificar a etiologia e os fatores de risco associados com a mortalidade hospitalar em pacientes com PAV, internados numa UTI clínico-cirúrgica de adultos. Metodologia: O modelo de estudo foi de coorte retrospectivo realizado na UTI do HC-UFU, hospital de ensino terciário com 30 leitos, no período de abril de 2011 a abril de 2012. O diagnóstico de PAV foi realizado através de critérios clínicos (Clinical Pulmonary Infection Score – CPIS ≥6), radiológicos e microbiológicos (contagem ≥ 106 UFC/ml de aspirado endotraqueal). Os dados clínicos e epidemiológicos dos pacientes foram obtidos nos respectivos prontuários. A análise estatística univariada e multivariada foi realizada pelo software GraphPad Prism® 5.0. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Instituição. Resultados: No total, 102 pacientes com PAV foram incluídos no período de 12 meses de estudo, dos quais 54 (52,9%) morreram e 48 (47,1%) sobreviveram enquanto hospitalizados. Entre as características microbiológicas das PAVs destacam-se os agentes mais comuns, pela ordem: Staphylococcus aureus (32,6%), Pseudomonas aeruginosa (30,2%) e Acinetobacter baumannii (27,9%), com cerca de 40% das amostras apresentando-se com multiresistência. Embora vários fatores fossem significativos quando da análise univariada, na análise de regressão logística multivariada identificou-se como fatores preditivos independentes para um prognóstico sombrio: hemodiálise e dias de internação no hospital. Conclusões: Os bacilos Gram-negativos não-fermentadores, destacando-se P. aeruginosa e A. baumannii, foram os principais agentes etiológicos (~50,0%) de PAVs, associados com alta taxa de mortalidade hospitalar. Hemodiálise e dias de internação no hospital foram preditores independentes para óbito. Apoio financeiro: FAPEMIG.


Palavras-chave:  fatores de risco, pneumonia, ventilação mecânica