XXI ALAM
Resumo:802-3


Poster (Painel)
802-3Perfil de resistência antimicrobiana in vitro de bactérias isoladas do leite de cabras procedentes do Estado de Alagoas
Autores:Nancy Borges Rodrigues Vasconcelos (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Karla Danielle Almeida Soares (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Elizabeth Sampaio de Medeiros (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Rinaldo Aparecido Mota (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Alisson Rogério dos Santos Torres (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Sarina Roberta Marques da Silva (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Mariana Ferreira do Amaral (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Elizabeth Simões do Amaral Alves (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Luis Felipe Correia Bezerra Pinheiro (UFAL - Universidade Federal de Alagoas)

Resumo

A mastite é a inflamação da glândula mamária, que ocasiona alterações no leite e no tecido mamário. Várias drogas antimicrobianas têm sido empregadas no tratamento da mastite caprina, comumente o uso indiscriminado de antibióticos na terapia intramamária é realizado com drogas utilizadas em bovinos. Objetivou-se com esse estudo avaliar o perfil de resistência antimicrobiana de bactérias isoladas do leite de cabras procedentes do Estado de Alagoas. Foram recuperados 44 microrganismos e submetidos ao teste de sensibilidade antimicrobiana in vitro. Utilizaram-se seis antimicrobianos: Enrofloxacina, Neomicina, Gentamicina+Amoxicilina, Ceftiofur, Tetraciclina e Penicilina+Novobiocina. O microrganismo isolado com maior freqüência foi Staphylococcus coagulase negativo(43,2%), seguido por Gram negativas(20,5%), Corynebacterium spp.(18,2%), Staphylococcus coagulase positivo(13,6%) e Streptococcus spp.(4,5%). Observou-se sensibilidade dos SCP a Enrofloxacina(100%), Neomicina(66,6%), tetraciclina(66,6%), Ceftiofur(50%) e Gentamicina+Amoxicilina(66,6%), e resistência a Penicilina+Novobiocina(83,3%). SCN foram sensíveis a Enrofloxacina(68,4%) e Ceftiofur(52,6%), resistentes a Tetraciclina(89,5%), Penicilina+Novobiocina(94,75%) e Gentamicina+Amoxicilina(52,6) e apresentaram sensibilidade parcial a neomicina(47,4%). 100% das Gram negativas foram resistentes a Penicilina+Novobiocina, 77,7% a Tetraciclina e Gentamicina+Amoxicilina, e 55,5% a Ceftiofur. 66,6% dos isolados foram sensíveis a Enrofloxacina e 55,5% apresentaram sensibilidade parcial a Neomicina. Com relação aos Streptococcus spp. observou-se resistência a tetraciclina(100%), Penicilina+Novobiocina(100%), Ceftiofur(50%) e Gentamicina(50%). Observou-se sensibilidade de 50% dos isolados a Enrofloxacina e Neomicina. Quanto a Corynebacterium spp. o maior índice de sensibilidade foi a Enrofloxacina(75%), 50% dos isolados apresentaram sensibilidade parcial a Ceftiofur. 100% dos isolados foram resistentes a Tetraciclina e Penicilina+Novobiocina, 87,5% a Gentamicina+Amoxicilina e 37,5% resistentes a Neomicina. Conclui-se com esse estudo que ocorreu sensibilidade dos microrganismos a algumas drogas testadas, entretanto o perfil de resistência encontrado alertam para a diminuição do uso indiscriminado de antimicrobianos e a necessidade da realização de testes de sensibilidade in vitro, visando à terapia correta.


Palavras-chave:  resistência, microrganismos, leite caprino