XXI ALAM
Resumo:798-2


Poster (Painel)
798-2Inibição do crescimento de Aspergillus ochraceus produtor de ocratoxina A por micro-organismos isolados de grãos de café
Autores:João Guilherme Destro Rodenbusch (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Angela Bozza (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Mariana Vieira Porsani (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Felipe Neves Ferrari (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Patricia do Rocio Dalzoto (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Ida Chapaval Pimentel (UFPR - Universidade Federal do Paraná)

Resumo

A bebida do café (Coffea arabica) é uma das mais consumidas e apreciadas em todo o mundo, sendo o Brasil o seu maior produtor. Porém essa produção encontra entraves devido à sua baixa qualidade de aroma e sabor e riscos de conter substâncias tóxicas para o consumidor. Os grãos de café possuem uma microbiota natural altamente diversificada, composta por bactérias, actinobactérias, leveduras e fungos filamentosos. Os últimos são os principais agentes na redução de qualidade do café, através de fermentações indesejadas, e produção de substâncias tóxicas, denominadas micotoxinas. A ocratoxina A é uma micotoxina encontrada em grãos de café contaminados com fungos do gênero Aspergillus, em especial A. carbonarius, A. westerdijkae, A. niger e A. ochraceus, possuindo capacidade teratogênica, potencialmente carcinogênica, imunossupressora e nefrotóxica, além de ser termotolerante e de difícil excreção pelo organismo. Logo, é de grande importância buscar formas de minimizar as contaminações dos grãos por fungos e assim melhorar a qualidade e segurança do produto final. No presente trabalho foi avaliada a inibição do crescimento da linhagem padrão de A. ochraceus ATCC 22947 produtora de ocratoxina A utilizando leveduras isoladas de grãos de café (C. arabica) safra 2009, provenientes do Campo de Genótipos de Café do IAPAR em Mandaguari e do Colégio Agrícola de Santa Mariana, ambas regiões produtoras do Estado do Paraná. Foi realizado teste de crescimento radial utilizando 10 leveduras identificadas por sequenciamento da região ITS do rDNA, sendo 2 pertencentes à espécie Aureobasidium pullulans, 4 pertencentes ao gênero Pichia e 4 pertencentes à ordem Saccharomycetales. Foram observadas inibições de 19,64% e 35,71% do crescimento da linhagem de A. ochraceus pelas leveduras pertencentes à espécie Aureobasidium pullulans. Para as leveduras isoladas do gênero Pichia foram observadas inibições de 71,43%, 76,43%, 83,57% e 85,00% do crescimento da linhagem padrão, e para as leveduras pertencentes à ordem Saccharomycetales foram obtidos valores de 20,98%, 63,21%, 73,21% e 74,28% de inibição do crescimento da linhagem padrão. Todas as leveduras testadas foram capazes de inibir o crescimento da linhagem padrão produtora de ocratoxina A, entretanto, as leveduras do gênero Pichia apresentaram um maior potencial inibitório, quando comparadas com as demais leveduras estudadas.


Palavras-chave:  Fungos, Leveduras, Micotoxina