XXI ALAM
Resumo:787-1


Poster (Painel)
787-1CARACTERIZAÇÃO GENOTÍPICA DE FATORES DE VIRULÊNCIA ASSOCIADOS À EPEC E STEC EM CEPAS DE ESCHERICHIA COLI ISOLADAS DE ÁGUA DE LAGOS URBANOS DE LONDRINA PR
Autores:Paulo Alfonso Schuroff (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Nicole Ribeiro de Lima (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Fernando Henrique Martins (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Jacinta Sanchez Pelayo (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

O Lago Igapó é um reservatório artificial destinado a usos múltiplos, destacando-se a atividade recreacional. Para se avaliar a qualidade das águas destinadas à recreação é adotado como padrão de qualidade a quantificação de coliformes fecais, principalmente Escherichia coli por ser de origem exclusivamente fecal. A Resolução CONAMA 357/2005 classifica a água de recreação em: contato primário (como a natação) e contato secundário (para navegação e a pesca). Para as águas de recreação de contato primário no que se refere a E. coli a resolução 357 remete à CONAMA 274/2000, que define a qualidade das águas destinadas a balneabilidade como própria ou imprópria. O objetivo deste estudo foi estabelecer o número de coliformes totais e E. coli , no Lago Igapó de Londrina PR, com a finalidade de caracterizar a qualidade destas águas como próprias ou impróprias para recreação e caracterização genotípica de fatores de virulência associados a E. coli enteropatogênica (EPEC) e E. coli produtora de toxina–Shiga (STEC) pela técnica da PCR, nas cepas isoladas. A área de estudo foi o lago Igapó da cidade de Londrina, PR; na qual é divido em lagos Igapó I, II, III e IV. Foram escolhidos 4 pontos de amostragem, um em cada subdivisão do lago. As coletas foram realizadas mensalmente entre março de 2011 a fevereiro de 2012. A técnica utilizada para detecção e quantificação de coliformes totais e E. coli foi a do substrato cromogênico Colilert. Na técnica da PCR os genes eae e bfp foram pesquisados para caracterizar o patotipo de EPEC típica; stx1, stx2, eae e hlyA o de STEC e as que apresentaram somente o gene eae foram caracterizadas como EPEC atípica. Nos resultados foi observado que para a recreação de contato primário apenas o lago Igapó III foi classificado impróprio, já para recreação de contato secundário todos os lagos apresentaram qualidade própria. Além disso, pode-se ser observada uma forte relação entre o índice pluviométrico e os índices microbiológicos do lago Igapó, na qual em meses mais secos a quantidade de coliformes totais e E. coli diminuía drasticamente, enquanto que em meses chuvosos se observava uma relação contrária. Das 97 cepas de E. coli isoladas, apenas duas cepas apresentaram o gene eae (EPEC atípica), a primeira do lago Igapó I (Nov/11) e a segunda do lago Igapó IV (Jun/11).


Palavras-chave:  Lago Igapó, Águas recreacionais, Escherichia coli, Fatores de virulência