XXI ALAM
Resumo:777-1


Poster (Painel)
777-1Perfil de resistência aos antimicrobianos de Staphylococcus coagulase positiva e negativa de casos de mastite bovina
Autores:Felipe de Freitas Guimarães (UNESP/BOTUCATU - FMVZ- Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho) ; Raissa Vasconcelos Cavalcante (UNESP/BOTUCATU - FMVZ- Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho) ; Anelise Salina (UNESP/BOTUCATU - FMVZ- Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho) ; Helio Langoni (UNESP/BOTUCATU - FMVZ- Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho)

Resumo

A mastite é a inflamação da glândula mamária e constitui o problema mais sério nos rebanhos leiteiros pela sua elevada prevalência, sendo a mastite infecciosa de maior relevância pelo risco à saúde pública devido à transmissão de agentes etiológicos de zoonoses tradicionais e emergentes. A resistência aos antimicrobianos é um fenômeno genético, relacionado à existência de genes que codificam diferentes mecanismos bioquímicos, impedindo a ação dos fármacos. Ressalta-se que pode ocorrer a transmissão cruzada interespecífica de linhagens resistentes pelo consumo de alimentos de origem animal, aumentando a resistência bacteriana em humanos. Dentre os estafilococos coagulase positiva (SCP), Staphylococcus aureus resistentes aos antimicrobianos representam um problema mundial e atualmente tem-se verificado também, crescente resistência em estafilococos coagulase negativa (SCN) isolados de mastite bovina. O objetivo do estudo foi estabelecer o perfil de sensibilidade antimicrobiana de isolados de estafilococos. Foram coletadas amostras de dez propriedades leiteiras de cinco diferentes regiões do estado de São Paulo. Foi realizado perfil de sensibilidade em placas de ágar Muller Hinton, utilizando-se 13 antimicrobianos. As linhagens padrão de S. aureus ATCC 25923, ATCC 33591 e S. epidermidis ATCC 12228 foram usadas como controle. Dos 128 SCN isolados, verificou-se as maiores resistências frente a ampicilina, penicilina, oxacilina e as menores taxas de resistência foram observadas frente à ciprofloxacina, cotrimoxazol e vancomicina. Nenhuma das amostras apresentou resistência a enrofloxacina e cefalotina. Em relação aos 90 S.aureus isolados e os 45 isolados das demais espécies de SCP observou-se as mais altas resistências aos mesmos antimicrobianos dos SCN e não foi detectada resistência frente à gentamicina, tampouco frente às quinolonas (ciprofloxacina e enrofloxacina). Foi observada multirresistência (resistência a dois ou mais antimicrobianos) em 14, 1% das espécies de SCP e em 18,7% dos isolados de SCN. Considera-se altamente preocupante essa elevada resistência a antimicrobianos de diferentes grupos farmacológicos apresentada por alguns dos isolados de estafilococos, não só pela imposição de restrições ao tratamento dos animais como pela possibilidade da transmissão de resistência cruzada interespecíficas.


Palavras-chave:  mastite, multirresistência, antimicrobianos, Staphylococcus